Com a chegada da alta temporada de Torres del Paine, muitas pessoas interessadas em fazer o circuito W entraram em contato conosco perguntando por que deveriam contratar um passeio ou se era necessário reservar os refúgios com antecedência. As dúvidas costumam ser sempre as mesmas e por isso decidimos criar este artigo. Esclarecer essa questão é importante para que o trekking seja um sucesso.
– As cabanas precisam ser reservadas com antecedência?
Se você for na alta temporada (dezembro, janeiro e fevereiro), a resposta é um sonoro SIM. No circuito W (71 quilômetros de extensão) existem apenas 5 abrigos e 2 acampamentos onde você só pode dormir com uma barraca. Isso significa que as vagas são muito limitadas. Deve-se notar que todas as agências baseiam suas atividades e programas na disponibilidade desses poucos abrigos e, às vezes, reservam quartos inteiros. Deve-se notar também que muitos estrangeiros previdentes reservam noites nesses abrigos com até um ano de antecedência. Se você esperar até o último minuto, você provavelmente ficará desabrigado durante as noites.
No mapa abaixo você pode ver claramente a localização das acomodações.
– Qual o sentido de contratar um programa com uma agência?
Os programas são uma vantagem significativa em termos de conveniência e logística. Eles economizam tempo e promovem o sucesso da caminhada. Existem diferentes programas que se adaptam às necessidades de cada grupo.
Há também programas para caminhadas mais curtas ou várias atividades que não envolvem caminhadas. Você pode conferir todos eles aqui.
– Quais as vantagens de dormir em um abrigo em comparação com um acampamento?
Basicamente, conforto em todos os seus aspectos. Depois de um dia intenso de trekking, descansar em uma cama (mesmo que você compartilhe um quarto com outros caminhantes) é muito diferente de dormir em uma barraca. A temperatura à noite cai visivelmente e nos abrigos você fica muito mais confortável do que ao ar livre. Além disso, dormir em um abrigo evita que você carregue o peso da barraca e outros materiais necessários para acampar.
– Há água quente nos abrigos?
Sim. Não tenha medo de chuveiros frios, a água quente está sempre disponível. Os campos só têm água fria.
– É permitido cozinhar nos abrigos?
A resposta é um NÃO tímido. Dentro do refúgio você não pode cozinhar com seu fogão (embora você possa comprar comida e refeições prontas do próprio refúgio), mas, ao lado de cada cabana, há uma área de camping com uma área habilitada para cozinhar.
– Há eletricidade disponível nos abrigos?
Sim, embora cada abrigo tenha sua própria política nesse sentido e ela se limite a um determinado poder e horários. A maioria dos abrigos opta por sistemas de geração de energia sustentável (solar, eólica, hídrica, etc.), por isso o uso é limitado. Em qualquer caso, será suficiente para recarregar as baterias do seu celular e câmera. Não há eletricidade de nenhum tipo nos campos.
Denomades.com dá-lhe muito mais informações sobre Torres del Paine nos seguintes artigos:
San Pedro de Atacama é um destino que combina paisagens surreais, cultura milenar e aventuras…
Explorar os Parques Nacionais da Argentina é uma experiência única onde podes conectar-te com a…
O Salar de Uyuni é a maior extensão de sal do mundo, com uma área…
Se Roma está na tua lista de lugares a visitar, aqui está uma lista de…
O Salar de Uyuni (Bolívia) é um dos destinos mais espetaculares de toda a América…
Você tem apenas alguns dias em Madrid e gostaria de ver o máximo possível de…