Categories: San Pedro de Atacama

Visitando a Lagoa Cejar, Tebenquiche e Ojos del Salar

História do nosso passeio à Lagoa Cejar com denomades.com, que incluiu uma visita às lagoas Piedra, Tebenquiche e Ojos del Salar.

Lagoa Cejar

Tendo saído do centro de San Pedro de Atacama, em pouco menos de meia hora chegamos à Laguna Cejar, nossa primeira parada no passeio do dia.

Banho em Laguna Piedra

Vou te contar uma coisa que não costuma ser contada com antecedência: na realidade, e por questões de preservação, só é permitido tomar banho no Laguna Piedra e não na Sobrancelha, mas de qualquer forma, temos certeza de que as propriedades químicas de ambos – Você vai ver o que eu quero dizer com isso – são semelhantes.

Se há uma coisa que caracteriza estas lagoas é que são ricas em cloreto de sódio (sal) dá-lhe uma grande densidade e enquanto isso pode não parecer tão interessante para você – a menos que você esteja de alguma forma interessado em química –, o que chama a atenção é que, por essa razão, quando você entra na Lagoa de Pedra, ela flutua muito naturalmente, sem qualquer esforço, como você pode ver aqui:

Como você pode ver no instantâneo, havia mais pessoas assistindo de fora (nesta categoria estava minha namorada, ou “polola” em espanhol chileno) do que aquelas que estavam dentro da lagoa (categoria em que eu estava, que você vê acima). Essa abundância de pessoas que ele preferia ver ao invés de experimentar essa sensação de flutuar, deveu-se ao fato de que, embora a lagoa seja alimentada em parte por ressurgências térmicas das napas, no inverno -temporada em que estávamos em nossa visita- A temperatura da água está bem abaixo da temperatura corporal e isso faz com que muitos não se atrevam a entrar.

Apenas colocar os pés na água é um desafio, mas que muitos podem enfrentar; O mesmo não se pode dizer do ato de submergir-se totalmente na lagoa. Bom, não “completamente” porque é altamente recomendado NÃO submergir a cabeça, pois a exposição dos olhos e ouvidos a essas águas não é saudável, assim como seu consumo, OBVIAMENTE. Além disso, é uma água rica em minerais, mas não rica em sabor. Eu não tentei, mas você pode dizer apenas senti-lo em seus lábios.

Agora, se você está frio ou com medo desse tipo de desafio, sugiro que faça o seu melhor para entrar quando estiver lá fora, pois posso garantir que nunca poderia flutuar dessa forma, sem mover um músculo para tentar se manter à tona; É uma questão de simplesmente se soltar e se render à química atacameña. Único.

E a Lagoa do Cejar? Bem, passamos muito tempo em Laguna Piedra porque foi uma bela manhã, gostamos muito do sol, tirando fotos e entrando na água, então antes de percebermos, tivemos que ir para a próxima etapa do passeio. Isso foi tudo o que pude capturar da famosa Lagoa Cejar:

Eu gostaria de ter tirado mais algumas fotos do entorno, mas não foi possível desta vez, o que me dá uma boa desculpa para voltar, não é?

Olhos das Salares

Os Ojos del Salar ou os “Ojos de Tebenquiche” foram a segunda parada do nosso passeio. Foi breve, mas diz-se que “brevidade se boa, duas vezes mais boa”, e que se aplicaria neste caso.

Como em todos os lugares que visitei em San Pedro, o que mais me chamou a atenção foi o ambiente: estávamos cercados por várias cadeias de montanhas como Domeyko ou os Andes e, como se isso não bastasse, também tínhamos um grande número de vulcões ao nosso redor, vários deles ativos.

Tenha em mente que no Chile existem mais de 2000 vulcões, dos quais aproximadamente 25% estão ativos e, como se isso não bastasse, estima-se que 15% dos vulcões mais ativos do mundo estão localizados no país. Impressionante, não é? Aqui você pode ver mais informações sobre os vulcões que podem subir no Atacama.

Embora eu não tenha certeza, eu poderia apostar que os Olhos das Salares são chamados assim, porque há dois deles, e porque seu alinhamento permite que nossa imaginação os dê assim. Aqui está um deles:

Algo a destacar sobre essas lagoas é o efeito espelho que ocorre em suas águas, como você pode ver na foto acima, mas melhor ainda nesta:

Isso pode ser visto ao longo do dia, mas é muito mais marcado ao nascer e pôr do sol, e é por isso que algumas excursões terminam ao pôr do sol neste lugar. Não foi o nosso caso, porque terminamos o dia na terceira parada.

Lagoa Tebenquiche

Esta lagoa foi formada pelo derretimento do gelo e das chuvas que caem durante o ano no deserto do Atacama. Está muito perto dos Ojos del Salar e, por isso, a paisagem que nos rodeia não muda muito em relação a este último. Naturalmente, a área protegida em Laguna Tebenquiche é mais extensa e é protegida pela comunidade de Coyo; Eles são responsáveis por cobrar ingresso aos visitantes.

Para conhecer esse ecossistema, existem duas trilhas que podem ser utilizadas. Aqui está um:

Na verdade, quando você começa a andar, parece um único caminho; Só quando olhei para a brochura é que percebi que há dois deles e não muito longos.

Outro aspecto interessante do lugar é o Existência de microbialitos, conhecido como “Rochas Vivas”, que são – De acordo com algumas fontes – As primeiras evidências da existência de vida na Terra e que, embora não sejam fáceis de descrever, poderíamos dizer em poucas palavras que são estruturas compostas por folhas sobrepostas criadas por bactérias que crescem em determinadas superfícies. Na parte inferior da seguinte foto você pode vê-los:

Outro grande atrativo do local são, sem dúvida, os flamingos. Se você tiver sorte e conseguir antecipar o resto dos visitantes, como pude fazer com muito sigilo, você poderá observá-los e tirar uma foto como esta:

Claro, a foto foi tirada da trilha habilitada que fica a uma certa distância do local, então a menos que eles tenham uma câmera com um bom zoom, eles não conseguirão um instantâneo dessas características. No meu caso, usei uma Nikon D3200 com lente 55-200.

Quando outros visitantes se aproximam do local e não têm a mesma discrição que tinham, os flamingos decidem ir para outro lugar, uma situação ideal para tirar uma foto diferente:

Com meus olhos mais do que satisfeitos com a diversidade de paisagens apreciadas durante o dia, e felizes com as fotos obtidas, a excursão termina com o que na Argentina chamamos de um lanche espetacular, com biscoitos doces, infusões, queijos e… Pisco Sour, imperdível!

Aqui finalmente compartilho uma foto do momento compartilhada com os companheiros de passeio para fechar um dia incrível:

(Foto de capa: “Luca”)

Para dizer adeus, convido você a assistir a um vídeo do passeio à Lagoa do Cejar organizado pela denomades.com:

Encontre mais informações, reservas, horários e preços do passeio à Lagoa do Cejar aqui. Recomendamos reservar com antecedência, para garantir sua visita com os melhores guias!


Siga-nos no Instagram e Facebook para receber as melhores informações sobre viagens na América do Sul!

Se você gostou deste artigo, por favor, recompense-nos com 5 estrelas!

Recent Posts

Ingressos em San Pedro de Atacama: O que deves saber antes de viajar.

San Pedro de Atacama é um destino que combina paisagens surreais, cultura milenar e aventuras…

5 dias ago

Guia completo de ingressos para parques nacionais argentinos

Explorar os Parques Nacionais da Argentina é uma experiência única onde podes conectar-te com a…

1 mês ago

Efeitos fotográficos no Salar de Uyuni: Como os consegues

O Salar de Uyuni é a maior extensão de sal do mundo, com uma área…

5 meses ago

10 lugares para ver em Roma antes de morreres

Se Roma está na tua lista de lugares a visitar, aqui está uma lista de…

5 meses ago

Salar de Uyuni: Tudo o que você precisa saber

O Salar de Uyuni (Bolívia) é um dos destinos mais espetaculares de toda a América…

5 meses ago

Ônibus turístico de Madrid: uma ótima opção para passear pela cidade

Você tem apenas alguns dias em Madrid e gostaria de ver o máximo possível de…

1 ano ago