Tierra del Fuego: em busca do Pinguim-rei
O sul do Chile é incrivelmente cativante, mas não apenas por seus destinos conhecidos e paisagens impressionantes, mas também porque a natureza é livre e sem intervenções. É assim é também o Parque Pingüino Rey, em Tierra del Fuego, um dos lugares mais austral do Chile, onde todos os anos estas maravilhosas espécies se reproduzem.
Poucos sabem que há uma colônia de pinguins em Tierra del Fuego. Eu, pelo menos não sabia até chegar a Punta Arenas.
Para quem pretende ver-los de perto, a viagem começa às 7:30 da manhã, saindo de Punta Arenas, através do Estreito de Magalhães. Pelo estreito, se navega até uma das cidades mais ao sul do Chile: Porvenir. É uma cidade bem pequena, com menos de 6 mil habitantes, porém bem interessante e com vários lugares para conhecer.
Museu Fernando Cordero Rusque
O passeio começa no Museu Fernando Cordero Rusque, famoso por ter uma múmia de mais de 500 anos. Há ainda imagens do processo de colonização, bem como da vida e costumes dos aborígenes Selknam.
Depois de percorrer o museu, é hora de seguir para a costa, onde também é possível apreciar uma boa culinária. Caranguejos, ouriços e caracóis fazem parte da especialidade desses amantes da boa comida.
A rota continua até a última parada, o Cerro Mirador. A partir deste ponto, você irá desfrutar de uma vista panorâmica da cidade e da baía, além da tranquilidade que só pode ser encontrada em áreas tão extremas como estas. Não se esqueça de que estará literalmente no fim do mundo.
[banner name=”navegacion-isla-magdalena”]
Depois de uma pausa no Cerro Mirador, a viagem continua em direção ao Parque Pingüino Rey, na baía Inútil. Dizem que foi batizada com este nome porque não era facilmente acessível aos barcos, nem oferecia atrativos aos pescadores. Definitivamente era considerada inútil para os homem, mas não para uma colônia de pinguins em busca de um lar.
Parque Pingüino Rey
Foto: flickr / Uncommon Fritillary
Chegando no parque, certamente você ficará impressionado com essas criaturas tão especiais. É realmente impressionante ver os pinguins tão de perto, a poucos metros de distância.
Foto: 500px.com / Peter Knight
Todos os turistas se sentem a vontade para sentar e admirar os pequenos reis da natureza. Sem dúvida, é um privilégio vê-los fora da Antártida, vivendo livremente, cuidando de seus filhotes ou se movendo de um lugar para outro, com uma caminhada um tanto desajeitada, mas comovente.
Foto: 500px.com / Sergio Soto
Se você quiser viver essa experiência também, confira todas informações e detalhes do nosso tour full day Tierra del Fuego, que sai de Punta Arenas.
[banner name=”punta-arenas-general”]