Plano Perfeito: Atacama e Uyuni em 7 dias
Para aqueles viajantes que gostam de conhecer os destinos com antecedência, elaboramos, com base na experiência de milhares de passageiros que já viajaram conosco, um plano perfeito para conhecer Atacama e Uyuni em 7 dias. Leia abaixo todos os detalhes sobre este itinerário. Foto de capa por Daniel Kordan.
Resumo do itinerário proposto:
– Dia 1:
– Dia 2:
- 06:30 às 14:00: Passeio às Lagoas Altiplánicas, Chaxa Lagoon, Toconao e Socaire.
- 15:00 às 19:30:
Excursão a Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche.
– Dia 3:
- 05:00 às 12:30: Passeio aos Gêiseres do Tatio e Machuca.
- 15:00 às 19:00: Passeio ao Vale da Lua.
– Dias 4 a 7:
- 06:30 (dia 4) às 13:00 (dia 7): Tour ao Salar de Uyuni (4 dias).
- Traslado desde seu hotel em San Pedro de Atacama até o Aeroporto de Calama.
Este itinerário inclui transporte compartilhado, guia bilíngue para todos os passeios, café da manhã entre os dias 2 e 7, alimentação e acomodação básica completa para o passeio pelo Salar de Uyuni. Reserve este itinerário a partir de CLP $ 244.000 por pessoa aqui. E se você não tem 7 dias para viajar, então você pode conferir nosso Plano Perfeito de 3 Dias em San Pedro de Atacama.
Dia 1
As viagens aéreas são exaustivas. Papelada, tempos de espera e jetlag geralmente fazem com que você chegue aos seus destinos mais cansado do que gostaria. Para chegar a San Pedro de Atacama por via aérea é necessário voar para Calama, e como queremos tratá-lo com carinho desde o primeiro momento, vamos buscá-lo no aeroporto de Calama e depois deixá-lo em sua acomodação em San Pedro. Este primeiro dia é ideal para você conhecer a pitoresca cidade de San Pedro, seu artesanato, lojas e se deliciar com uma boa refeição. Recomendamos que você leia nosso artigo sobre os melhores restaurantes em San Pedro de Atacama, bem como fatos para vegetarianos e veganos.
Dia 2
Esperando que você tenha tido descanso suficiente (e que você não tenha tomado muitas bebidas na noite anterior) um carro irá buscá-lo às 6:30 da manhã para levá-lo ao primeiro destino desta aventura, as espetaculares Lagoas Altiplánicas. As Lagoas Altiplánicas, compostas pelas lagoas Miscanti e Miñiques, são um espetáculo de fauna nativa e ambiente natural que convida ao silêncio e contemplar a imensidão que o rodeia. Como complemento a esta atração natural, também faremos uma parada nas aldeias de Toconao e Socaire, esta última característica por suas plantações pré-hispânicas em terraços.
De volta a San Pedro de Atacama, por volta das 14:00 hrs, você terá algum tempo para almoçar e descansar, pois então às 15:00 partiremos para o nosso próximo destino do dia. A famosa Lagoa Cejar, onde está localizada a vizinha Laguna Piedra, onde você pode relaxar flutuando em suas águas salgadas. Se não fosse suficiente viver essa experiência apenas uma vez, então você terá outra chance no Ojos del Salar, duas piscinas circulares gigantes no meio do deserto. Terminaremos o dia indo para a Lagoa Tebinquinche, um cenário mágico para observar as cores extraordinárias do pôr do sol no deserto.
Dia 3
Ok, sabemos que sair de qualquer lugar às 4:30 da manhã não soa tão bem, mas você logo esquecerá tal sensação quando apreciar a magnitude dos Gêiseres do Tatio, imperdível no deserto do Atacama. Localizado a uma altitude de 4.200 metros, a visita aos Gêiseres do Tatio acontece no terceiro dia para que nosso corpo possa se adaptar à altitude. No meio do planalto você encontrará 80 gêiseres fumegantes dançando com o nascer do sol. Recomendamos que você use um casaco quente, pois o frio pode chegar a -5ºC. Você também não pode esquecer do seu maiô, pois há piscinas termais na área para receber um delicioso choque térmico.
Pôr do sol no Vale da Lua. Foto tirada por @danielaaos
Para terminar o dia, terminaremos com o clássico cartão postal do pôr do sol em San Pedro de Atacama. O mágico Vale da Lua oferece paisagens sobrenaturais, com estruturas rochosas únicas cobertas pelo sal natural da Terra. Aqui nos instalaremos perto da Pedra do Coiote para contemplar um pôr do sol multicolorido sobre o deserto.
Dia 4
Laguna Verde na Bolívia. Foto por @aatre.
Depois de conhecer os imperdíveis de San Pedro de Atacama, talvez a aventura mais aguardada pelos viajantes começa, a viagem para o Salar de Uyuni na Bolívia sai às 6:30 da manhã com um micro-ônibus esperando por você na saída de sua acomodação. Depois de cruzar a fronteira com a Bolívia, a aventura ganha adrenalina quando nos transformamos em um 4×4 e começamos a percorrer as maravilhas que as terras altas bolivianas têm a oferecer.
Os pontos cor-de-rosa ao longe são flamingos 🙂
Neste dia visitaremos a Lagoa Branca e a Lagoa Verde, o Deserto de Salvador Dalí, as fontes termais de Polques (com algum tempo para banho) e os gêiseres do Sol da Manhã, fontes intermitentes de água que jorram a mais de 90 °C. Terminaremos o dia na Laguna Colorada, uma gigantesca mancha vermelha de água no meio da paisagem e um centro de nidificação para mais de 30.000 flamingos. Confira o vídeo abaixo para conhecer as paisagens deslumbrantes entre San Pedro de Atacama e o Salar de Uyuni.
Dia 5
A fantástica Árvore de Pedra. Foto tirada por fanny.syrop
Alguns dos aspectos mais marcantes e bizarros do deserto são suas rochas extravagantes e desoladas espalhadas pela paisagem, um exemplo disso é a Árvore de Pedra. Em seguida, avançaremos para as lagoas Chiarcota, Honda, Hedionda e Cañapa, todas elas com alguma particularidade que as torna únicas. Um após o outro, esses tesouros da natureza lentamente roubam nossas palavras, aquietando nossas mentes diante de uma paisagem tão avassaladora. Esta noite vai terminar em uma raridade, o albergue San Juan del Rosario vai abrir suas portas para nos proteger do frio do deserto em suas paredes de sal.
Dia 6
O dia mais esperado por todos. O coração já está cheio de emoção graças às paisagens espetaculares visitadas, e depois explode de felicidade ao empoleirar-se no maior salar do mundo, o Salar de Uyuni. Aqui você verá um nascer do sol que ficará preso em sua retina para sempre. Os amarelos e vermelhos do nascer do sol fundem-se com o branco infinito do sal aos seus pés. Para obter uma perspectiva diferente, iremos para a Ilha Incahuasi e observaremos o Salar de cima.
Nascer do sol durante a estação do efeito espelho no Salar de Uyuni. Foto tirada por @kthrnjrplz.
Dependendo da estação, a planície de sal é inundada e oferece o famoso efeito espelho, onde o céu e a terra se fundem em um só, dando a ilusão de que estamos flutuando no espaço. Aqui você pode ver em detalhes qual é a melhor época para visitar o Salar de Uyuni. Depois de absorver a imensidão deste lugar único no mundo, aproveitaremos a oportunidade para aprender mais sobre seu passado no Museu do Sal e na cidade de Colchani.
Dia 7
O dia para amortecer todas as nossas experiências. Já cansados, mas com o coração cheio de alegria, voltaremos bem cedo pela manhã para San Pedro de Atacama em nosso 4×4. Depois de cruzar a fronteira, combinaremos com o micro-ônibus que nos deixará na aldeia. Uma consideração importante para o retorno: devido a condições climáticas adversas ou longos procedimentos de fronteira, recomendamos que você compre seu bilhete para sair de San Pedro de Atacama o mais tarde possível após o horário de retorno de Uyuni, ou deixe sua viagem para o dia seguinte após o término do passeio.
Você conhece outros fatos sobre San Pedro de Atacama e o Salar de Uyuni que devemos incorporar neste artigo? Deixe suas recomendações nos comentários!
Se você gostou deste artigo e das informações que encontrou, nos dê 5 estrelas!
Se você gosta de viajar, siga-nos no Instagram e Facebook! Junte-se à nossa comunidade e compartilhe com outros viajantes.