O que fazer no Rio de Janeiro: aproveite ao máximo sua visita com este guia

vista aerea de ciudad en rio de janeiro

Quem nunca sonhou em passar alguns dias curtindo as praias e a cultura do Rio de Janeiro? Sem dúvidas, a cidade brasileira é um daqueles destinos que está nas listas de lugares para visitar para todos os viajantes do mundo. Em seus quase 1200 km² de extensão, a natureza é a principal protagonista, não só por suas famosas praias, mas também pelas montanhas verdes, onipresentes por onde passa.

Se você está ansioso para riscar o Rio de Janeiro da sua lista de lugares para visitar, aqui está um guia completo com todos os lugares que você não pode perder. Prepare-se para curtir a capital do samba e do carnaval.


O que ver e fazer no Rio de Janeiro?

Cristo Redentor e Corcovado

Começamos o guia levantando um ponto que pode gerar polêmica. O que você acha do Cristo Redentor estar entre as Novas 7 Maravilhas do Mundo Moderno? Sem dúvida, é uma escultura imponente que deve ser visitada quando você chega ao Rio de Janeiro, mas, pessoalmente, para mim existem outros lugares no mundo que são muito mais impressionantes.

Dito isso, vamos ao importante, como visitar o famoso Cristo Redentor do Monte Corcovado. Para chegar ao topo, você pode pegar o trem do Corcovado, que percorre a selva exuberante da região até o mirante onde a estátua está localizada, a 710 metros acima do nível do mar. Uma vez lá, além do Cristo Redentor, você pode desfrutar de uma das melhores vistas panorâmicas do Rio, com lugares icônicos como a Baía de Guanabara, as praias de Copacabana e Ipanema e o Pão de Açúcar.

O trem parte do bairro do Cosme Velho e funciona todos os dias da semana das 8h00 às 19h00, com saídas a cada meia hora. O preço do ingresso normal gira em torno de US$ 20, com descontos especiais para algumas idades.

Pão de Açúcar e Morro da Urca

 

View this post on Instagram

 

Uma postagem compartilhada por @joseliamaria2021

Outro dos pontos mais famosos entre os turistas que vêm ao Rio de Janeiro é conhecido como Pão de Açúcar, uma formação rochosa que se eleva acima da Baía de Guanabara. Para chegar ao topo, a 396 metros acima do nível do mar, você terá que pegar dois teleféricos. A melhor opção é comprar o bilhete online, que inclui o bilhete para estes dois teleféricos e para a própria colina. O preço é de 160 reais (cerca de 30 euros) e você também pode comprá-lo pessoalmente, embora geralmente haja algumas pessoas.

O primeiro trecho do teleférico vai da Praia Vermelha ao Morro da Urca. Neste ponto, você pode aproveitar a oportunidade para apreciar as vistas do mirante da primeira parada. Você os achará impressionantes, mas espere até subir ao topo. Se você não se importa com muitas pessoas, recomendamos chegar ao topo perto do pôr do sol.

Se você for a essa área com tempo, recomendamos que você faça uma caminhada pelo bairro da Urca antes ou depois de subir ao Pão de Açúcar. Se você se afastar um pouco mais de onde fica a entrada do teleférico, descobrirá um lugar menos turístico com belas praias como as praias Vermelha, da Forte e Fora. Se você for na hora do almoço, recomendamos a Garota da Urca, com uma picanha espetacular. Além disso, se você é um pouco preguiçoso ao pôr do sol com tanta gente no topo do Pão de Açúcar, pode apreciá-lo na Mureta da Urca, com vista para a baía e com o Cristo Redentor como pano de fundo.

Praias: Copacabana, Ipanema, Mirantes do Leblon e muito mais

O que seria do Rio de Janeiro sem suas praias? Sem dúvida, o mar e a areia são uma das principais atrações (se não a principal) desta cidade. Copacabana e Ipanema são as mais conhecidas do mundo e, claro, você tem que visitá-las e passar horas vendo como é a vida nessas praias. Você pode até Faça um tour gratuito ao longo dessas praias e seus bairros para aprender mais sobre a história e a vida desta famosa área. Mas há muitos mais. Recomendamos que você explore além dos dois mais conhecidos e descobrirá verdadeiros tesouros como a Prainha, o Mirante do Leblon ou São Conrado. Este último é muito curioso porque o usa para pousar em um parapente.

Escadas do bairro Selarón e Santa Teresa

Continuamos com outro clássico do Rio de Janeiro, uma das escadarias mais famosas do mundo. Já se tornou um clássico ir a esta cidade e tirar uma foto (ou mil) neste mosaico ascendente de cores. Esta escadaria, decorada com azulejos multicoloridos de todo o mundo, é o resultado do trabalho do artista chileno Jorge Selarón, que dedicou grande parte de sua vida a embelezá-la.

Mas não venha apenas aqui, tire a foto e vá embora. Enquanto estiver nessa área, aproveite para explorar o bairro de Santa Teresa, um dos lugares mais charmosos do Rio de Janeiro. Com suas ruas de paralelepípedos, casas coloniais e animada cena cultural, este bairro boêmio é o lugar perfeito para se perder e explorar. Passeie e descubra galerias de arte, lojas de artesanato e lugares para provar a culinária local.

Se você gosta de fazer um free tour nas cidades que visita, aqui está uma boa opção para este bairro.

Catedral Metropolitana

Ao visitar a Escadaria Selarón e o bairro de Santa Teresa, aproveite também para visitar a impressionante Catedral do Rio de Janeiro, uma construção única do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca. Por fora, chama a atenção por sua estrutura de cone invertido que pode lembrar uma pirâmide maia. No interior, sem dúvida, o mais impressionante são os vitrais que filtram a luz natural.

A catedral está aberta diariamente das 7h00 às 17h00 e a entrada é gratuita.

Real Gabinete de Leitura Português

Continuamos explorando a mesma área da cidade com o Real Gabinete de Leitura Português, localizado a 15 minutos a pé ao norte da catedral. Este lugar abriga uma das bibliotecas mais antigas e bonitas do país. Foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses e abriga uma coleção de impressionantes livros raros e antigos, que combinam perfeitamente com sua arquitetura neoclássica. Para aqueles de nós que são apaixonados por leitura, é sem dúvida um belo lugar para se perder.

Você pode visitá-lo de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e a entrada é totalmente gratuita.

Mosteiro de San Benito

Para continuar com a temática religiosa, em contraste com a arquitetura da catedral do Rio de Janeiro, você pode visitar o Mosteiro de São Benito, a expressão máxima do barroco brasileiro, com colunas, pinturas, abóbadas e dourados por toda parte. O que você vê dentro é o trabalho de vários artistas locais que levaram nada menos que 70 anos para decorá-lo.

O mosteiro está aberto todos os dias das 6h30 às 18h30 e você pode visitá-lo gratuitamente.

Visite uma favela

As favelas do Brasil são conhecidas em todo o mundo e despertam muita curiosidade entre os turistas que visitam a cidade. De um extremo estão aqueles que embarcam em uma aventura e entram em bairros de favelas e do outro estão aqueles que não se sentem seguros e preferem não fazer essa visita. Nossa recomendação para você ir com tranquilidade é Contrate uma excursão, na qual eles o levarão a bairros onde estão mais do que acostumados a visitas, você poderá conversar com as pessoas que moram lá e conhecer em primeira mão como é a vida nesses lugares.

Jardim Botânico, Parque Lage e Lagoa Rodrigo de Freitas

Como já mencionamos, o Rio de Janeiro possui paisagens naturais impressionantes. Entre eles estão três pontos que estão na mesma área e que você pode aproveitar para visitar no mesmo dia. São eles o Jardim Botânico, o Parque Lage e a Lagoa Rodrigo Freitas.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um oásis de verde no meio da selva urbana. Este local foi fundado em 1808 pelo príncipe regente de Portugal, com o objetivo de servir de armazém de sementes e plantas. Com a proclamação da república em 1889, as portas do jardim foram abertas ao público e desde então brasileiros e estrangeiros podem apreciá-lo. A variedade de flora e fauna deste lugar é incrível; Você encontrará de tudo, desde uma avenida de palmeiras até um jardim japonês com 65 espécies de plantas diferentes. Além disso, mantenha os olhos abertos porque suas árvores são habitadas por mais de 100 espécies de pássaros. Talvez você encontre um beija-flor!

O Jardim Botânico está aberto às segundas-feiras das 12:00 às 17:00 e de terça a domingo das 8:00 às 17:00. A taxa de entrada é de 15 reais (aproximadamente 3 dólares) e você tem que pagar em dinheiro.

A 40 minutos a pé do Jardim Botânico está o Lege Park, outro dos lugares naturais mais visitados do Rio de Janeiro. Localizado no sopé do Corcovado, este parque histórico possui jardins exuberantes, uma mansão histórica e trilhas que o levarão pela floresta tropical. Uma das principais atrações do parque é seu palácio do século 19, que abriga um café e uma escola de arte, além de exposições temporárias. O Lege Park é o lugar perfeito para desfrutar de um dia de tranquilidade, passeando por seus jardins e desfrutando de um piquenique à beira do lago, tudo com a imagem do Corcovado ao fundo.

A entrada no palácio no Parc Lage é gratuita, mas você deve fazer uma reserva online para poder acessar. Às vezes não há mais ingressos, mas aqui está um problema: vá ao café do palácio e você pode consumir algo e acessar o interior do palácio. Além disso, outro truque é ir à loja, comprar qualquer coisa a qualquer preço e pedir um ingresso para visitar o terraço, com uma vista deslumbrante do Cristo Redentor.

Como último ponto deste troço, entre o Jardim Botânico e o Parque da Lage encontra-se a lagoa Rodrigo de Freitas, outro dos locais ideais para se desligar da cidade e desfrutar de umas horas de natureza. Tem uma trilha de 7 quilômetros, que você pode caminhar ou pedalar, e quiosques onde você pode tomar uma bebida e curtir a música e a atmosfera do lugar.

Floresta da Tijuca

Continuamos com os espaços naturais do Rio de Janeiro com a floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo, um vasto parque nacional localizado no coração da cidade. Abrangendo mais de 4000 hectares, esta floresta tropical abriga uma impressionante diversidade de flora e fauna, incluindo macacos, porcos-espinhos e tatus.

Aqui, você tem várias opções. Uma das mais populares é caminhar até Piedra Bonita, uma montanha imponente, mas que oferece vistas deslumbrantes da cidade. A trilha até o topo pode ser difícil para os menos experientes, mas ao chegar ao topo você verá que vale a pena o esforço, por causa da vista panorâmica de 360 graus da cidade, do Oceano Atlântico e do parque nacional a seus pés. Se você gosta do trekking, marque esta rota no seu mapa.

Pedra do telégrafo

Se tem um destino no Rio de Janeiro que ficou famoso graças ao Instagram, é a Pedra do Telégrafo. Tenho certeza de que você sabe do que estamos falando se dissermos que é aquela pedra onde você pode tirar uma foto como se estivesse pendurado nela, com o precipício embaixo. Spoiler: tem um problema, porque o chão fica a poucos metros abaixo.

Chegar aqui de transporte público é um pouco complicado, pois você tem que pegar vários meios de transporte e pode levar mais de duas horas. Nossa recomendação é que você vá em um Excursão organizada para aproveitar ao máximo seu tempo.

Maracanã

Para os fãs de futebol, uma visita ao Estádio do Maracanã é uma experiência imperdível no Rio de Janeiro. Este lendário estádio testemunhou alguns dos momentos mais memoráveis da história do futebol, incluindo a final da Copa do Mundo da FIFA de 1950, quando o famoso Maracanazo. Si tu visita no coincide con ningún partido, puedes hacer un Visita guiada ao estádio, onde poderá ver os balneários, o campo e o museu e conhecer a história e a importância cultural deste local.

Museus no Rio de Janeiro

Se falamos de cultura, no Brasil São Paula pode ser a cidade que está no topo do ranking, mas no Rio de Janeiro eles têm vários museus onde os viajantes culturais podem desfrutar de uma dose do que mais gostam.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Localizado no Parque do Flamengo, este museu abriga uma impressionante coleção de obras de arte modernas e contemporâneas, incluindo pinturas, esculturas, fotografias e instalações multimídia. É um lugar interessante para conhecer o trabalho de artistas brasileiros que talvez você não conheça.

O horário de funcionamento deste museu é de quarta a sábado das 10h00 às 18h00 e aos domingos das 11h00 às 18h00. Não há preço de entrada obrigatório, eles só têm um preço sugerido de 20 reais (cerca de 4 dólares). Além disso, eles têm algo muito interessante: aos domingos reservam uma hora (das 10:00 às 11:00) para pessoas com deficiência intelectual, autistas ou pessoas com algum tipo de hipersensibilidade a estímulos visuais ou sonoros.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, este impressionante edifício circular, que parece uma nave espacial, abriga uma coleção de arte contemporânea de artistas brasileiros e internacionais.

Além disso, sua rampa externa o levará aos andares superiores, onde você terá uma vista panorâmica de 360 graus da Baía de Guanabara e das cidades do Rio de Janeiro e Niterói.

O espaço expositivo do museu está aberto de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, e o pátio pode ser visitado diariamente das 8h00 às 19h00. O preço da entrada geral é de US $ 12 (cerca de US $ 2,5), embora às quartas-feiras haja entrada gratuita para todos os públicos.

Museu Nacional de Belas Artes

Localizado a apenas 10 minutos da catedral, este museu é algo mais parecido com o que você pode encontrar na Europa em termos de arquitetura. Além disso, seu interior abriga um extenso acervo de arte brasileira e europeia, que vai desde o século XIX até os dias atuais. Este é um bom lugar para mergulhar nas diferentes correntes artísticas que moldaram a identidade cultural do Brasil ao longo dos anos.

O que ver perto do Rio de Janeiro: passeios de um dia

Angra dos Reis e Ilha Grande

A cerca de três horas ao sul do Rio de Janeiro estão Angra dos Reis e Ilha Grande, dois destinos onde você pode curtir um dia de praia. Entre as diferentes atrações turísticas deste local, destacamos a possibilidade de nadar na companhia de estrelas do mar, peixes coloridos e corais. As distâncias no Brasil são muito longas, então se você não tem muito tempo e quer fazer essa bate e volta do Rio, recomendamos essa Tour organizado.

Arraial do Cabo

Logo na direção oposta a Angra dos Reis do Rio de Janeiro está Arraial do Cabo, outra excelente opção para curtir um dia de praia. Conhecido como o Caribe brasileiro, Arraial do Cabo é um paraíso para os amantes do sol e do mar. Aqui você encontrará águas cristalinas, praias de areia branca e uma diversidade de vida marinha. Você tem várias opções, por exemplo, você pode faça uma viagem de um dia organizada saindo do Rio ou você pode ir por conta própria e aproveitar a oportunidade para mergulhar, entrar em navegações submersas e nadar com tartarugas, baiacus e cavalos-marinhos.

Búzios

Localizada a poucas horas do Rio de Janeiro, Búzios oferece uma grande variedade de atividades e atrações para todos os gostos e bolsos. Desfrute de atividades aquáticas como mergulho e snorkeling, sente-se para desfrutar da gastronomia em seus restaurantes locais ou simplesmente relaxe na praia, com o sol e a paisagem como companheiros. Se você planeja passar a noite, Búzios é uma boa opção porque tem uma vida noturna muito animada, com muitos bares onde você pode curtir música ao vivo. Não tem muito tempo, mas gostaria de visitar Búzios? Sem problemas, porque do Rio de Janeiro eles saem Excursões organizadas com muita frequência.

Petrópolis

Dom Pedro II, o último imperador do Brasil, fundou esta cidade no século XIX. Petrópolis é conhecida por sua arquitetura histórica, palácios e jardins incríveis nos quais você pode se hospedar e morar. Entre as atrações desse local estão o Museu Imperial, que abriga um acervo de arte e artefatos relacionados à família real brasileira, e o Palácio de Cristal, com vista panorâmica da cidade. Se você se interessa por história, Petrópolis é o destino perfeito para fazer uma Viagem de um dia.

O que você deve saber antes de visitar o Rio de Janeiro

Melhor época para visitar o Rio de Janeiro

Aqui muitos são claros: a melhor época para visitar o Rio de Janeiro é durante o famoso carnaval, que é realizado em fevereiro. Sem dúvida, é uma forma de conhecer a cidade no seu melhor e experimentar uma forma única de celebrar estas datas no mundo. Mas se você preferir visitar o Rio em uma estação mais tranquila, faça-o entre maio e setembro, durante a estação mais fria, pois durante o verão no hemisfério sul a cidade é muito quente.

Dicas de Transporte no Rio de Janeiro

Como uma grande metrópole, o Rio de Janeiro possui transporte público que facilitará sua vida durante sua viagem. Suas redes de metrô, bonde, ônibus, ferrovia e até barcos funcionam muito bem e você pode usá-las para se deslocar entre diferentes partes da cidade.

Se você se atreve a usar o transporte público, recomendamos que você compre um Riocard assim que chegar à cidade. Com este cartão, você terá acesso a todos os transportes públicos da cidade. Você pode recarregá-lo de acordo com o transporte que vai usar.

Informações sobre moeda e idioma

A língua oficial do Brasil é o português, embora muitos rioenses também falem inglês e espanhol, especialmente em áreas turísticas. É útil aprender algumas frases básicas em português para se comunicar com os habitantes locais e aproveitar ao máximo sua experiência na cidade.

Quanto à moeda, o Brasil usa o real brasileiro, o que equivale a cerca de 0,20 centavos de dólar (em fevereiro de 2024).

Perguntas frequentes sobre Rio de Janeiro

Quantos dias são recomendados para visitar o Rio de Janeiro?

O Rio é uma cidade muito grande, então se você quiser conhecê-la bem, passe pelo menos cinco dias nesse destino. Claro, nossa recomendação é que você fique mais alguns dias para poder experimentar a cidade com calma e visitar alguns lugares interessantes em seus arredores.

Como ir do aeroporto do Rio de Janeiro ao centro da cidade?

Como em todas as cidades do mundo, a maneira mais comum de ir do Aeroporto Internacional do Galeão ao centro do Rio (e vice-versa) é pegar um táxi. Mas cuidado, preocupe-se em pegar um táxi legal, daqueles que tem uma barraca no aeroporto.

Se você preferir o transporte público, a opção mais barata é a conhecida como Ligeirão, um ônibus com faixa exclusiva. Você pode ir do aeroporto ao centro com as linhas TransCarioca e TransCarioca Express. Esse serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, leva cerca de 1 hora e 20 minutos e o preço é de aproximadamente 4 reais (US$ 0,80). Antes de pegar esse ônibus você pode aproveitar para comprar o Riocard, o cartão que falamos na seção de dicas de transporte no Rio de Janeiro.

Além disso, há outra opção de ônibus exclusiva para o aeroporto que você encontrará na área onde estão os táxis. Estes saem a cada meia hora, das 5:30 da manhã às 00:00 da noite. O preço é de 18,85 reais (aproximadamente 3,80 dólares) e você pode pagar diretamente ao motorista ou comprar o bilhete online.

Onde ficar no Rio de Janeiro?

As áreas mais procuradas para se hospedar no Rio de Janeiro são Copacabana, Ipanema e Leblon, ideais para quem imagina sua viagem com muitas horas na praia. Você também pode considerar ficar no centro da cidade se preferir estar perto das principais atrações turísticas e do transporte público. Outras opções de hospedagem incluem o bairro de Santa Teresa, que oferece uma vibe boêmia e vistas panorâmicas da cidade, e a Barra da Tijuca, que tem praias mais tranquilas.

É seguro viajar para o Rio de Janeiro?

Como muitos outros destinos turísticos da América do Sul, o Rio de Janeiro é uma daquelas cidades onde você deve tomar certas precauções de segurança e ficar alerta. Evite carregar objetos de valor à vista de todos, use táxis seguros e siga as recomendações locais para evitar situações de risco. Com cautela e bom senso, você pode desfrutar de uma viagem segura nesta cidade incrível.


Você conhece algum outro lugar e dica sobre o Rio que devemos adicionar a este artigo? Compartilhe suas dicas com nossa comunidade de viajantes!


Se você gostou deste artigo e das informações que encontrou, nos dê 5 estrelas!


Se você gosta de viajar, descobrir novos lugares e pessoas, vai se interessar pelas nossas redes sociais.