O que fazer em Barcelona: dicas que você precisa saber

pexels aleksandar pasaric 1388030

Quem nunca sonhou em estar diante da Sagrada Família? Barcelona é um destino imperdível em qualquer viagem à Europa. Embora Madrid seja a cidade espanhola que mais recebe turistas, Barcelona é a preferida dos visitantes estrangeiros. O estilo moderno de seus habitantes, sua arquitetura que vai de igrejas góticas aos edifícios modernos de Gaudí e, claro, sua praia fazem deste um lugar que ninguém quer perder.

Barcelona tem muitos lugares icônicos que você não pode perder. Aqui dizemos-lhe quais são, mas também adicionamos alguns menos conhecidos entre os turistas, para que você possa experimentar o lado mais autêntico de Barcelona.


O que ver e fazer em Barcelona

A Sagrada Família e o legado de Gaudí

Nem o FC Barcelona nem a praia de Barceloneta nem o pão com tomate, o emblema mundial de Barcelona é uma construção inacabada, a Sagrada Família. Antonio Gaudí foi um revolucionário da época e seus prédios cativam a todos que andam pelas ruas de Barcelona.

A Sagrada Família É sua obra mais conhecida e, claro, é essencial que você a visite quando chegar. A taxa básica de entrada para este templo religioso é de 26 euros (com guia de áudio), mas, como acontece com muitas atrações turísticas, há uma maneira de visitá-lo gratuitamente. Como é uma igreja, todos os domingos, às 9h, eles dão uma missa e ela pode ser acessada gratuitamente. Claro, você tem que ir cedo porque há uma longa fila. No Denomades oferecemos uma visita guiada à Sagrada Família, que inclui um guia bilíngue (espanhol e inglês) e entrada para a Basílica da Sagrada Família.

O que muitos não sabem antes de visitar Barcelona é que Antonio Gaudí deixou muitas outras construções impressionantes nesta cidade. Passeando pelas ruas de Barcelona você pode encontrar até
onze edifícios deste arquitecto
, sete dos quais são Património Mundial.

Entre as mais importantes está a Casa Batlló. Se você quiser visitar este lugar, recomendamos que você obtenha seus ingressos com antecedência, pois seu preço varia de acordo com a disponibilidade e antecipação. Algo semelhante acontece com o Casa Mila, mais conhecido como La Pedrera, que cobra um adicional de € 3 se você comprar ingressos na bilheteria, por isso recomendamos comprá-los on-line. Quanto ao Parque Güell, outra das joias de Barcelona e Gaudí, o preço da entrada geral é de 10 euros.

Por ser uma cidade tão turística, Barcelona tem diversas opções para conseguir descontos e até acesso gratuito a algumas de suas atrações. Por exemplo, com o conhecido como Gaudir Més você pode entrar em lugares como o Parque Güell ou o Castelo de Montjuic gratuitamente. Para obtê-lo, basta se cadastrar com antecedência
através de seu site
.

Montjuïc e o estande da Migdia

Se você gosta de assistir ao pôr do sol com uma boa vista panorâmica da cidade, Montjuic é uma das opções mais clássicas. Mas aqui deixamos-lhe uma recomendação não tão conhecida desta área de Barcelona, o Caseta del Migdia. Nas épocas de bom tempo, este bar de praia abre suas portas, que tem mesas ao ar livre e apresentações ao vivo de grupos com música típica, como a rumba catalã. Se você tiver a sorte de ir a Barcelona durante a temporada de calçot, este é um excelente lugar para experimentá-los com a melhor atmosfera. Claro, ligue para reservar porque fica lotado.

Bairro Gótico

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Noly Carril (@nolycarril_)

Você tem que conhecer o Bairro Gótico de Barcelona tanto de dia quanto de noite. Durante o dia, você caminhará por suas ruas na companhia de outros turistas e músicos de rua. À noite (especialmente durante a semana) você pode mergulhar em suas ruas labirínticas e mágicas e se sentir como se tivesse sido transportado de volta muitos anos.

Nossa recomendação: este bairro tem muita história, então você vai apreciá-lo muito mais se você visitá-lo
com um guia especializado
que lhe contará todos os seus segredos.

Mercado Boqueria

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Noe 🌸 (@imon73)

Apesar de mais turístico, o mercado Boqueria também é uma opção muito boa para experimentar a gastronomia típica de Barcelona. É interessante conhecer a história deste lugar antes de visitá-lo, uma vez que a venda de alimentos nesta área da cidade remonta ao ano de 1217.

Hoje, o mercado impressiona desde o primeiro momento em que você entra com sua fachada metálica que tem mais de 100 anos. Dentro você pode encontrar tanto comida crua para comprar e comida preparada para experimentar ali mesmo. Está localizado na Ramblas, uma das ruas mais turísticas da cidade. Tenha cuidado, você tem que ter muito cuidado nesta área porque, com tanto acúmulo de pessoas, há muitos batedores de carteira que roubam turistas sem que eles mal percebam.

Acampamento Nou

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Estadios FC (@estadios.fc)

Se você gosta de futebol, é claro que o Camp Nou tem que estar na sua lista de lugares para visitar em Barcelona. Mesmo que não coincida com um dia de jogo, recomendamos Visite o museu e o campo. A magnitude do maior estádio da Europa visto de seu ponto mais alto deixa você totalmente sem palavras.

No Denomades oferecemos uma visita guiada ao Museu Camp Nou, que inclui um guia bilíngue (espanhol e inglês) e entrada para o museu do FC Barcelona.

Festividades

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por DUNA (@dunafotografia)

A cultura catalã invade as ruas de Barcelona durante todo o ano. Quando você tiver clareza sobre as datas em que você vai visitar Barcelona, procure quais celebrações você pode encontrar em suas ruas. Por exemplo, comemora-se o dia 23 de abril Sant Jordi, uma tradição em que os catalães dão um livro e uma rosa; Na festividades nos bairros de Gracia e Sants, em agosto, as ruas são decoradas e cheias de música, e durante o Festas La Mercè, que geralmente acontecem no final de setembro, você será capaz de ver os famosos gigantes e cabeças-grandes e você vai se surpreender com o Castells, torres humanas de até dez andares de altura, e o Correfocs, onde o diables Desafiam o fogo.

A Biblioteca Mais Bonita do Mundo

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ArquinFAD (@arquinfad)

Em Espanha, temos a sorte de ter um número infinito de bibliotecas públicas onde podemos estudar, trabalhar, pedir livros emprestados ou simplesmente ler. Enquanto a maioria deles são simples, há outros que são impressionantes. É o caso da biblioteca Gabriel García Márquez, localizada no bairro de Sant Martí, que levou para casa o prêmio de Melhor Biblioteca Pública de 2023. Se você gosta de arquitetura e cultura, este lugar é muito interessante de visitar.

Museus

Continuando com os planos culturais, Barcelona está cheia de museus de todos os tipos, desde aqueles dedicados a Picasso e Joan Miró até o Museu Egípcio e até mesmo o Museu Erótico. Se você gosta de visitar galerias de arte, recomendamos o Barcelona Card, que lhe dará Acesso gratuito a 26 museus e centros culturais da cidade, bem como ao transporte público. Além disso, com este cartão você terá um desconto em diferentes atrações turísticas em Barcelona.

Claro, não podemos deixar de recomendar que você chute a cidade de cima para baixo. Os edifícios em Barcelona são impressionantes e em cada uma de suas ruas você vai se deparar com construções super bonitas (mesmo se você olhar através de seus portais você será capaz de descobrir alguns verdadeiramente impressionantes). Então, agora que você já sabe, coloque um tênis confortável e prepare-se para dar muitos passos durante sua visita a este destino.

O que ver perto de Barcelona: Viagens de um dia

Sitges

Pouco mais de meia hora de trem de Barcelona é Sitges, uma cidade perfeita se você gosta de um dia na praia em sua viagem. Esta antiga vila piscatória mantém o seu encanto, por isso não se limite a passar um dia ao sol, caminhar pelas suas ruas e desfrutar dos diferentes edifícios que aqui se encontram, como a igreja paroquial de Sant Bartomeu i Santa Tecla, o Palau Maricel ou a cidade velha em geral.

Se você tiver a sorte de viajar para Sitges em fevereiro, não perca o carnaval, com um grande desfile no qual muitos moradores participam. Se você for na primeira quinzena de outubro, poderá encontrar muito movimento, pois durante esses dias é realizado o Festival de Sitges, um dos eventos cinematográficos mais importantes da Europa.

Quanto aos lugares para comer, se você quiser experimentar um bom arroz, recomendamos o restaurante La Zorra, localizado de frente para o mar. Se preferir experimentar algo mais variado, pode ir ao El café de la plata, localizado no porto e com tapas muito elaboradas.

Girona e Figueres

Se você tiver tempo suficiente e sentir vontade de explorar a Catalunha além das fronteiras de Barcelona, recomendamos fazer uma viagem de um dia a Girona e Figueres. Para facilitar para você, com Denomades você pode reservar esta excursão totalmente organizada de Barcelona e de volta a ela.

Por um lado, em Girona (ou Girona em catalão) você encontrará antigas muralhas e ruas que remontam à era romana da Península Ibérica. Pouco mais de 40 minutos ao norte está Figueres (ou Figueres em catalão), um destino conhecido por ser a terra onde Salvador Dalí nasceu.

Este artista grotesco, um grande representante do surrealismo, tem esta é a razão pela qual muitos turistas vêm a Figueres. Você não pode perder o teatro-museu que leva seu nome, mas você não pode perder outras atrações da cidade, como o Castell de Sant Ferran ou a igreja de Sant Pere de Figueres.

Se você decidir contratar o passeio que oferecemos em Denomades, você terá transporte compartilhado para visitar essas duas cidades, um guia bilíngue (inglês e espanhol) e a entrada para o Teatro-Museu Dalí.

Rotas de montanha

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Aïda Cusac (@aidacusac)

A melhor coisa sobre Barcelona é a sua fusão de cidade, praia e montanha. Para os entusiastas do montanhismo, nos arredores da cidade há diferentes opções para fazer caminhadas e desfrutar de paisagens emocionantes.

Alguns dos mais clássicos são La Mola e Montserrat, com trilhas para caminhadas para todos os níveis e que você pode acessar sem problemas da cidade por transporte público. Um pouco mais longe estão outras paisagens naturais como Salt de Sallent, com a maior cachoeira da Catalunha, as ruínas de Castell d’en Boix, com mais de 1000 anos ou, em Lérida, o Cadí, com rotas acompanhadas por um rio e piscinas onde você pode dar um mergulho se o tempo estiver bom.

Coisas a saber antes de visitar Barcelona

Vista da cidade de Barcelona

Melhor época para visitar

As temperaturas de Barcelona não são tão extremas como em outras cidades da Espanha, como Madri, então se você visitar no verão ou no inverno, você não vai encontrá-lo muito frio ou muito quente. A melhor época para visitar depende do que você quer fazer. Se você estiver indo para a praia, viajar no final da primavera ou no verão, se você quiser experimentar o festival popular mais importante, você pode visitar Barcelona durante La Mercè e se o que você gostaria de experimentar é um jogo no Camp Nou, verifique os jogos em casa do Barça para fazer sua visita caber com um deles.

Transporte & Dicas de Mobilidade

A cidade de Barcelona está perfeitamente conectada ao aeroporto e Sans, a principal estação ferroviária interprovincial.

Se você chegar de avião, há ônibus regulares e específicos do aeroporto (os primeiros são mais caros do que o segundo), que levam você ao centro da cidade. Você pode comprar a passagem na própria parada ou no ônibus e pagar com cartão ou dinheiro (dependendo do serviço que você escolher).

Se você chegar em Barcelona de trem (a melhor opção se você vai viajar de Madrid), a estação Sants é bastante central e tem um metrô para que você possa ir até a parada que melhor lhe convier, dependendo de onde sua acomodação está localizada.

Em suma, você pode se locomover por Barcelona sem qualquer problema sem ter que pegar um táxi. Se você vai pegar o trem ou metrô por vários dias, recomendamos comprar um cartão de 10 viagens, pois será mais barato do que se você pagar por uma viagem por viagem.

Informações sobre moeda e idioma

Como você já deve saber, a moeda da Espanha é o euro e eles compartilham com muitos outros países do continente, então se você vem de outro país e tem algum dinheiro sobrando, você não terá nenhum problema em gastá-lo nesta cidade. Embora a maior parte da cidade esteja totalmente equipada para pagar com cartão, não custa carregar sempre algum dinheiro, pois há lugares, como alguns ônibus, onde você tem que pagar em dinheiro.

Quanto ao idioma, quando você chegar em Barcelona você vai notar que muitas pessoas não falam espanhol e que aqui (e em toda a Catalunha) catalão é falado, uma das línguas oficiais da Espanha. Mas não se preocupe, porque a grande maioria das pessoas é fluente em espanhol e catalão e você será capaz de entendê-los sem qualquer problema.

Perguntas frequentes

Quantos dias são recomendados para visitar Barcelona?

Barcelona é uma daquelas cidades que tem planos ilimitados. Se você quiser ver os imperdíveis da cidade, você precisará de pelo menos quatro dias, mas se você tiver a oportunidade de ficar mais tempo, garantimos que você não terá tempo de sobra e que encontrará algo novo para fazer todos os dias.

Quais pratos típicos devo experimentar?

Assim que você pedir algo para comer no primeiro bar ou restaurante em Barcelona onde você se senta, você vai perceber a importância do
pa amb tomàquet
(pão com tomate) nesta cidade. Eles o usam constantemente como acompanhamento e é um básico na gastronomia catalã, então você vai experimentá-lo não importa o que aconteça.

Um dos pratos mais deliciosos e característicos de Barcelona são os calçots, que são servidos com romesco, um molho típico catalão. Se você pode planejar sua viagem para coincidir com a estação deste vegetal, aconselhamos que você o faça. A temporada de calçotas é de novembro a abril, mas ocorrem principalmente nos meses de janeiro, fevereiro e março. Se você for a um restaurante para experimentá-los, o mais engraçado é que eles geralmente te dão um babador para você não ficar manchado, porque eles são muito pegajosos. Você pode comê-los em restaurantes como Mussol Gloriès ou Carmen.

Além disso, Barcelona (e a Catalunha) é conhecida pela salsicha. Você pode comê-lo em diferentes lugares da cidade, mas se você quiser levar um pedaço para casa, bem como alguns embutidos e queijos típicos desta área e da Espanha em geral, nós encorajamos você a ir a uma delicatessen e deixar-se ser recomendado pelo especialista da loja, o açougueiro. Nossa recomendação, El Senglar, a poucos passos da Sagrada Família e com produtos de excelente qualidade.

Preciso falar espanhol para visitar Barcelona?

Como dissemos antes, tanto o espanhol quanto o inglês são falados em Barcelona. No entanto, a cidade está muito acostumada a receber turistas de todo o mundo, por isso, em todas as lojas, bares e restaurantes há pessoas que falam inglês perfeito e até mesmo outros idiomas, como francês ou italiano. Então, se você estiver viajando com alguém que não é fluente em espanhol, eles não terão nenhum problema em se comunicar em Barcelona.


Você conhece outras dicas sobre o que fazer em Barcelona que devemos adicionar a este artigo? Compartilhe suas dicas com nossa comunidade de viajantes!


Se você gostou deste artigo e das imagens que encontrou, nos dê 5 estrelas!


Se você gosta de viajar, descobrir novos lugares e pessoas, vai se interessar pelas nossas redes sociais. Junte-se à nossa comunidade de viagens e aproveite para compartilhar com outros viajantes.