Trekking é a melhor maneira de ter uma experiência completa, não só com as ruínas de Machu Picchu, mas também com o fantástico ambiente natural de selva e cordilheira que o rodeia. Todas as caminhadas organizadas têm carregadores, guias e refeições incluídas, para que o peso que você terá que carregar seja significativamente reduzido. Aqui estão 6 das melhores opções para chegar a uma das maravilhas do mundo moderno de uma forma emocionante.
A Trilha Inca é a caminhada mais famosa para chegar às ruínas. A rota percorre um pequeno trecho da gigantesca rede de trilhas construídas por essa antiga civilização ao longo de seu império, que se estendia do Equador ao Chile. Estima-se que a trilha tenha 30 mil quilômetros de extensão.
Se você está interessado nesta opção, você deve saber que ela tem uma duração variável dependendo do ponto de partida do passeio. Pode durar 1, 3 ou 4 noites, para que você possa adaptar a caminhada ao seu tempo e preparação física. O itinerário sempre termina em Machu Picchu, independentemente dos dias que você tomar.
Deve-se ter em mente que, por razões de preservação dos espaços naturais e arqueológicos que são atravessados durante o percurso, há uma cota limitada de pessoas de 500 pessoas/dia que podem iniciar a Trilha Inca, em grupos de no máximo 16 pessoas. Como medida de controle, você tem que pagar uma permissão do governo de cerca de US $ 150 que inclui a entrada para as ruínas. Em fevereiro, a via permanece fechada para manutenção. Se você quiser mais informações, vá para a nossa seção de passeios Inca Trail.
É uma boa opção alternativa à Trilha Inca, cujo ponto forte é a variedade de climas e ecossistemas que podem ser admirados. Você vai se surpreender por estar em uma selva exuberante e, apenas uma hora depois, em frente a uma impressionante geleira no meio da cordilheira. Uma verdadeira aventura, em cenários de tirar o fôlego. Outra vantagem do Salkantay é que as cotas não são tão limitadas e você economiza o pagamento da permissão.
Saiba mais e reserve a caminhada de 5 dias em Salkantay aqui.
A caminhada de Lares para Machu Picchu é relativamente pouco conhecida entre a maioria dos turistas. Oferece uma interessante combinação de natureza e uma visita a duas autênticas aldeias indígenas, acessíveis apenas a pé. O fato de o roteiro ainda ser pouco percorrido pelos visitantes, oferece a oportunidade de se aproximar dos nativos e interagir com eles.
Este trekking dura 3 noites e também é uma opção interessante para se recuperar fisicamente, já que uma das noites é passada em um hotel rural (as outras duas estão acampando). Encontre mais informações sobre a caminhada de Lares para Machu Picchu aqui.
A alternativa perfeita para quem gosta de trekking, mas na medida certa, e prefere não abrir mão do conforto de um hotel ao entardecer. O passeio propõe uma caminhada de cerca de 6 horas por vários destaques do Vale Sagrado: Qenqo, Siwa, Lamay e Ollantaytambo, entre outros. Esta é uma boa maneira de saborear as atrações do vale de uma forma mais próxima e descontraída do que com passeios motorizados.
Posteriormente, os membros do grupo são transferidos para o trem que os levará a Aguas Calientes (a cidade mais próxima das ruínas). No segundo dia você visita as ruínas e retorna a Cusco. Duração total dois dias, uma noite. Encontre mais informações sobre a Trilha Huchuy Qosqo para Machu Picchu aqui.
Se você ama montanhismo e tem tempo para dedicar muitos dias à sua visita a Machu Picchu, esta é a caminhada para você. Inclui longas caminhadas diárias, ao longo de trilhas com paisagens que garantimos que você nunca esquecerá, atingindo uma altitude de 4.670 metros. Nesta rota você será capaz de admirar as duas ruínas incas mais importantes da área. Você provavelmente não ouviu falar da cidadela de Choquequirao. Apelidada de “irmã sagrada de Machu Picchu” por suas semelhanças arquitetônicas, essas impressionantes ruínas de quase 2.000 hectares são um exemplo extraordinário de domínio da construção inca.
Você precisará de 8 dias e sete noites para completar este percurso que é tão extenuante quanto maravilhoso. Saiba mais sobre a trilha de Choquequirao para Machu Picchu aqui.
Sem dúvida, a opção mais aventureira para chegar às ruínas. Esta proposta combina trekking, ciclismo, rafting e até tirolesa, apostando claramente na adrenalina e numa variedade de atividades. Inclui uma descida de mountain bike de nada menos que 3.100 metros de ganho de altitude, rafting em um rio selvagem com corredeiras de grau III e IV, caminhadas de até 7 horas pelo coração da selva até fontes termais e arvorismo a mais de 150 metros de altura. Como todas as caminhadas anteriores, termina com uma visita guiada a Machu Picchu. Pode ser feito em 3 ou 4 noites. Em Denomades.com temos saídas confirmadas todos os dias, entrar aqui e reservar a Selva Inca, temos saídas confirmadas todos os dias do ano.
Participe de nossas redes sociais e aproveite o melhor conteúdo sobre os melhores destinos da América do Sul.
Você já fez alguma dessas opções de trekking para Machu Picchu? Compartilhe sua experiência com nossos viajantes!
San Pedro de Atacama é um destino que combina paisagens surreais, cultura milenar e aventuras…
Explorar os Parques Nacionais da Argentina é uma experiência única onde podes conectar-te com a…
O Salar de Uyuni é a maior extensão de sal do mundo, com uma área…
Se Roma está na tua lista de lugares a visitar, aqui está uma lista de…
O Salar de Uyuni (Bolívia) é um dos destinos mais espetaculares de toda a América…
Você tem apenas alguns dias em Madrid e gostaria de ver o máximo possível de…