Montanha Machu Picchu ou Huayna Picchu: Qual escolher?
Se você está planejando viajar para Machu Picchu, certamente enfrentará uma escolha muito difícil: subir Huayna Picchu ou a Montanha Machu Picchu. A cidade sagrada dá-lhe a possibilidade de escalar estas duas montanhas espetaculares nos seus arredores, mas há grandes diferenças entre elas. Neste post, vamos te ajudar a tomar a melhor decisão e mostrar as principais diferenças entre as duas montanhas.
Primeiro de tudo, para não confundir, é bom lembrar que: a cidadela (as ruínas) e a montanha têm o mesmo um nome. Então, quando falamos sobre Machu Picchu, as pessoas tendem a confundir os dois lugares. Para diferenciá-las, usaremos os termos cidadela (para as ruínas) e montanha Machu Picchu.
No mapa a seguir, você notará que o ponto na parte superior corresponde a Huayna Picchu. No meio, a cidadela se destaca. Enquanto o ponto abaixo é a Montanha Machu Picchu.
O QUE É HUAYNA PICCHU E O QUE É MACHU PICCHU?
HUAYNA PICCHU
Primeiro, precisamos reconhecer qual é qual. Huayna Picchu ou “Montanha Jovem” é a montanha que você pode ver nos cartões postais da cidade, ao norte da cidadela. Esta montanha é muito visitada, devido ao seu rico valor arqueológico e sua proximidade a Machu Picchu. No caminho para o topo, destacam-se os caminhos íngremes e estreitos que desafiam a gravidade.
Devido à sua imensa popularidade, o acesso a esta rota é restrito a um determinado número de pessoas por dia. A única maneira de obter um desses lugares é reservando-os com meses de antecedência ou contratando um tour.
Altura: 2,693 msnm
Número de pessoas por dia: 400 pessoas divididas em dois grupos
Grupo I horas: das 7:00 às 8:00
Grupo II: das 10:00 às 11:00
Tempo de caminhada: 2 horas e meia (ida e volta)
Nível de dificuldade: alto
MONTANHA MACHU PICCHU
A outra opção de subida é a montanha Machu Picchu. Este maciço está localizado na cordilheira alta que rodeia a cidadela, um pouco mais longe do que Huayna Picchu. Também conhecida como “Montanha Velha”, não é tão popular quanto Huayna Picchu, é um pouco menos extrema e igualmente deslumbrante.
Este maciço oferece uma perspectiva completamente diferente de Huayna Picchu, oferecendo incríveis cartões postais panorâmicos do vale que abriga a cidadela. Além disso, essa caminhada é um pouco menos exigente, embora seja mais demorada.
Altura: 3,082 metros acima do nível do mar
Número de pessoas por dia: 800 dividido em dois grupos
Grupo I horas: das 7:00 às 8:00
Grupo II: das 9:00 às 11:00
Tempo de caminhada: 3 horas e meia (ida e volta)
Nível de dificuldade: Médio Alto
DIFERENÇAS ENTRE AS MONTANHAS
- Trilhas
Ambas as montanhas são bastante altas, mas com características totalmente diferentes. Huayna Picchu atinge 2.693 metros, mas consiste em uma subida quase vertical com trilhas muito mais extremas e estreitas.
Por outro lado, a montanha de Machu Picchu atinge 3.082 metros, quase 650 metros acima da cidadela. O caminho para o cume desta montanha é menos exigente do que o Huayna Picchu, tem um caminho mais amplo e pode ser feito por qualquer pessoa. Embora é necessário ter cuidado com o mal de altitude.
- Vistas e paisagens
Uma das principais diferenças entre essas montanhas são as paisagens que elas oferecem. Huayna Picchu oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidadela. Além disso, na “Montanha Nova” você poderá encontrar várias ruínas arqueológicas, coroadas pela flora e fauna da selva do lugar.
A “Montanha Velha” ou Machu Picchu, oferece uma visão totalmente diferente de Huayna Picchu. Embora a cidadela seja vista de longe, no ponto mais alta você terá a possibilidade de admirar a Cidade Sagrada, Huayna Picchu e toda a cordilheira. Deve-se notar que no trajeto da montanha não tem restos arqueológicos, mas tem uma grande diversidade de flora e fauna.
- Disponibilidade de ingressos
Como mostramos nas tabelas de informações, ambos cumes têm um limite de visitantes por dia. Huayna Picchu recebe apenas 400 viajantes por dia, então conseguir um ingresso pode ser realmente difícil, porque eles são vendidos com meses de antecedência.
Enquanto isso, a Machu Picchu recebe 800 passageiros diários, tendo mais disponibilidade.
As duas montanhas podem ser feitas no mesmo dia?
A resposta é sim, isso pode ser feito, mas não é recomendado. Porque os tempos de entrada para as montanhas são muito próximos, então é muito difícil combinar as duas montanhas em um único dia. Além disso, lembre-se de que o horário de funcionamento do complexo é das 6h às 17h, ou seja, ao tentar subir ambos os picos, você pode perder muito tempo, que poderia ser usado para passeiar pela cidadela (que afinal, é a atração).
Outra questão é a sua condição física, já que ambas as montanhas exigem muito esforço físico e escalar ambas pode deixá-lo exausto.
Resumindo, apesar do desejo de subir as duas, recomendamos escolher apenas por uma delas. Desta forma, você aproveitará o seu tempo e apreciará a paisagem. Também recomendamos ter todos os equipamentos e roupas ideais para esta viagem.
COMO COMPRAR O TICKET PARA SUBIR AS MONTANHAS?
Antes de comprar seu ticket para qualquer uma das montanhas, você deve saber que elas são adicionais à entrada da cidadela. Isso significa que a entrada na cidadela é obrigatória para poder comprar o seu acesso a qualquer uma das montanhas.
Tendo isto claro, existem duas maneiras de conseguir ingressos para essas montanhas: através de uma agência de turismo ou por conta própria.
Em qualquer um dos nossos passeios que visitam a cidadela de Machu Picchu você pode adicionar com opcional a subida a uma dessas duas montanhas.
Se você for de uma maneira particular, você pode fazer a compra de seus bilhetes através desta página web.
* Importante: Você deve ter claro as condições de compra do seu bilhete para Machu Picchu. Você pode vê-los neste documento. (Informação atualizada para fevereiro de 2017)