Arequipa é o destino perfeito para desfrutar de umas férias cheias de natureza, aventura, história e deliciosa gastronomia. Nomeada Património da Humanidade, esta cidade é, sem dúvida, um daqueles lugares que tem de visitar pelo menos uma vez na vida. Aqui estão 10 lugares turísticos em Arequipa que você deve conhecer. Foto de capa por Adrian Sissa.
1. Vulcão Misti
Arequipa tem um dos destinos mais impressionantes para os viajantes mais ousados: El Misti, um vulcão de 5.822 metros, com mais de 800.000 anos e entre os 16 vulcões ativos e potencialmente ativos no Peru. Se você está procurando um plano de aventura máximo, recomendamos que você pegue o subida ao vulcão Misti, uma jornada de dois dias cercada por paisagens incríveis, acampando a mais de 4.000 metros acima do nível do mar e com uma chegada totalmente única ao objetivo: a vista da cratera Misti.
Como chegar: Embora o Misti possa ser visto de praticamente qualquer parte da Cidade Branca, se você quiser caminhar até o topo recomendamos contratar um passeio, pois é uma caminhada exigente, em alta altitude e na qual você precisa ser acompanhado por um guia que conheça a área e que possa acompanhá-lo por todo o caminho.
[banner name=”arequipa-general”]
2. Mosteiro de Santa Catarina
No coração da cidade de Arequipa está uma das grandes obras arquitetônicas do Peru colonial. Trata-se do Mosteiro de Santa Catalina, um convento de clausura construído no século XVI e que tem mais de 20 mil metros quadrados que pode explorar de ponta a ponta. Suas ruas coloridas, história interessante e arquitetura incrível fizeram do Mosteiro de Santa Catalina um dos principais pontos turísticos de Arequipa.
Como chegar: O Mosteiro de Santa Catalina está localizado a poucos quarteirões da Plaza de Armas de Arequipa. Se você quiser visitá-lo por conta própria, você só tem que seguir a Rua Santa Catalina (localizada ao lado da Catedral Basílica de Arequipa) e continuar ao longo dela por quatro quarteirões. Se preferir, você pode participar do nosso City Tour em Arequipa, que inclui uma visita guiada ao mosteiro e outros lugares da cidade.
3. Salinas e Reserva Nacional Aguada Blanca
Entre os grandes lugares naturais para visitar em Arequipa e arredores está o Salinas e a Reserva Nacional Aguada Blanca. É o lar dos majestosos vulcões de Arequipa mencionados acima, animais típicos das terras altas andinas como a lhama, alpaca, vicunha e guanaco e grandes lagoas habitadas por pássaros como flamingos.
Além disso, este lugar é o lar das Cavernas de Sumbay, onde mais de 500 pinturas de arte rupestre são preservadas com uma antiguidade entre 6.000 e 8.000 anos. Entre os desenhos que você pode ver aqui estão os camelídeos típicos desta região andina em situação de descanso.
Como chegar: Para chegar à Reserva Nacional Salinas y Aguada você terá que pegar um táxi no centro de Arequipa que o levará a Chiguata, a 25 km da cidade. Uma vez aqui, você tem duas opções, continuar com o táxi para a reserva ou fazer o caminho a pé, em uma caminhada fácil de cerca de duas horas.
4. Ponto de Vista Yanahura
Se você é daqueles que gosta de ter uma vista 360 da cidade que você está visitando, você tem que visitar o Mirante Yanahura. Localizado no pitoresco bairro de mesmo nome, este mirante oferece uma das vistas mais espetaculares de Arequipa, com a cidade no sopé de seus três vulcões mais representativos: Misti, Chachani e Pichu Pichu. Além disso, outra das atrações deste lugar são seus característicos arcos de silhares brancos, onde você pode ler citações de personagens ilustres do Peru.
Como chegar: O mirante Yanahuara fica a apenas 10 minutos a pé do centro de Arequipa, para que você possa chegar a pé.
[banner name=”trekking-canon-colca”]
5. Floresta de Pedra de Choqolaqa
A foto de capa deste artigo e um dos 10 lugares no Peru que você não sabe que existem. A Floresta de Pedra de Choqolaqa parece uma paisagem de outro planeta, cenário de uma ficção marciana hollywoodiana ou mesmo de uma pintura surrealista de Dalí. Também é conhecida como Nueva Arequipa, e reza a lenda que um dia seus habitantes pararam de prestar respeito aos seus Apus e como punição tudo virou pedra.
Como chegar: De Arequipa você deve ir para Tisco, uma viagem que leva cerca de 5 horas. De Tisco você pode perguntar aos moradores locais como chegar a Choqolaqa, que fica a cerca de duas horas de distância. Devido à complexidade de chegar lá, recomendamos a contratação de um operador turístico que ofereça este passeio a partir de Arequipa.
6. Rota Ashlar
Uma das principais características de Arequipa é a brancura das paredes de seus edifícios mais importantes. Essa cor vem do material com o qual são construídos: o silhar, uma famosa pedra originária dos vulcões da cidade que serviu como elemento de construção por centenas de anos. Se você quer saber como é o processo de extração desta pedra, recomendamos que você faça a Rota do Sillar, um passeio por uma pedreira nos arredores da cidade em que você também pode observar o trabalho de escultura, escultura e megaescultura.
Como chegar: há ônibus e táxis que levam você às pedreiras de silhares, mas também excursões organizadas, como o nosso passeio Sillar Route que também inclui uma visita aos petróglifos de Culebrillas.
7. Cânion do Colca
É inevitável: quando pensamos em lugares turísticos em Arequipa, a primeira coisa que vem à mente é o Cânion do Colca. Esta impressionante joia da natureza peruana é a principal atração turística da região de Arequipa, e por um bom motivo! A 3.600 metros acima do nível do mar, Colca é um dos cânions mais profundos (além de estreitos) do mundo. Aqui você pode fazer praticamente tudo: desde desfrutar do voo do condor até relaxar em suas fontes termais, descobrir a origem dos terraços pré-incas ou dormir sob um verdadeiro manto de estrelas cercado inteiramente pela natureza.
Como chegar: embora você possa fazer a viagem por conta própria, pegando ônibus públicos ou táxis, recomendamos que você faça nossa excursão ao Cânion do Colca, onde a experiência será mais confortável e completa. Além disso, você também pode fazer uma caminhada de dois dias pelo Cânion do Colca conhecendo seus cantos mais espetaculares.
8. Floresta de Pedra Imata & Cachoeira Pillones
A Floresta de Pedra de Imata é um lugar onde a ação do vento e das chuvas transformou as rochas que aqui estavam em grandes esculturas naturais. Dar um passeio por este lugar é uma experiência totalmente emocionante. Perto está um dos lugares turísticos mais novos e espetaculares em Arequipa: as Cataratas Pillones, outra grande maravilha da natureza onde você vai querer passar o dia inteiro tirando fotos e desfrutando de seu ar puro e fresco.
Como chegar: Estes dois lugares estão localizados a 145 km da cidade de Arequipa, então a melhor opção para chegar aqui é fazer um passeio de dia inteiro, que o levará diretamente ao destino e com o qual você pode aproveitar a experiência ao máximo.
Você conhece outros lugares turísticos em Arequipa que devemos incluir neste artigo? Deixe suas recomendações nos comentários!
Se você gostou deste artigo e das informações que encontrou, nos dê 5 estrelas!
Se você gosta de viajar, descobrir novos lugares e pessoas, vai se interessar pelas nossas redes sociais. Junte-se à nossa comunidade de viagens e aproveite para compartilhar com outros viajantes.
[social_list_post]
[banner name=”full-day-canon-colca”]