8 lugares para ver no Equador antes de morrer
O Equador ainda é um daqueles destinos com lugares escondidos sem um grande acúmulo de turistas e um daqueles lugares onde você pode fazer absolutamente tudo: desde tomar banho nas águas do Pacífico até passear pela selva amazônica, mergulhar nas Ilhas Galápagos ou conhecer a “magia” do Meio do Mundo. Adicione este país às suas próximas férias e conheça os melhores lugares do Equador.
Parque Iguana em Guayaquil
Guayaquil é conhecida pelo toque especial que suas casinhas coloridas dão à cidade. No entanto, aqui vamos destacar outro lugar incrível que chama a atenção de todos que o visitam: o Parque das Iguanas.
É estranho ver como esse animal exótico vaga livremente por um dos parques mais famosos de Guayaquil, onde também está localizada a Catedral Metropolitana da cidade. Não é exagero dizer que neste lugar existem mais de uma centena de iguanas, que estão totalmente familiarizadas com os seres humanos, que você não será capaz de parar de tirar fotos de todos os ângulos.
Como chegar ao Parque de las Iguanas: O nome oficial deste parque é Seminario e está localizado a poucos quarteirões do Malecón 2000, para que você possa facilmente chegar lá a pé.
Praia de Mompiche
É muito comum que turistas que vêm ao Equador em busca de uma praia visitem Montañita, um destino bem conhecido entre os mochileiros na América do Sul. No entanto, este país tem muitos quilômetros de costa com praias menos conhecidas, como Mompiche.
Esta praia de areia fina é perfeita para descansar e desfrutar da gastronomia da área (encocados, arroz de marisco, etc.), bem como para desportos aquáticos ou dar um passeio pela sua área arborizada, onde encontrará macacos e outros animais.
Como chegar à Praia de Mompiche: A Praia de Mompiche está localizada na província de Esmeraldas, no noroeste do Equador. De Quito, você terá que pegar um ônibus do Terminal Terrestre Carcelén para Esmeralda (6-7 horas de carro). Quando você chegar, você terá que pegar outro transporte para Mompiche (2-3 horas).
Balanço no fim do mundo em Baños
O lugar mais famoso do Equador para tirar a foto perfeita do Instagram. E não é à toa, já que a paisagem que envolve o balanço no fim do mundo é simplesmente espetacular: os Andes equatorianos, enormes montanhas verdes, infinitas cachoeiras…
Como chegar ao balanço de Baños: o primeiro passo é viajar até a cidade de Baños. Uma vez aqui, você só terá que pegar um ônibus (há um grande número de ônibus por dia) que o levará ao famoso balanço.
Meio do mundo
Um dos lugares mais famosos do Equador é conhecido como Mitad del Mundo. Este é o ponto exato por onde passa o equador, que divide o hemisfério norte do hemisfério sul, e onde você pode fazer experimentos “mágicos”.
O mais famoso é o teste do ovo: em um espaço preparado exclusivamente para esse fim, você pode desafiar a gravidade colocando um ovo verticalmente que, segundo a teoria, não cairá porque você está no ponto em que está. Além disso, você poderá ver por si mesmo o efeito Coriolis, pelo qual a água do vaso sanitário gira de uma maneira no hemisfério norte e de outra no hemisfério sul.
Como chegar ao Meio do Mundo: Este lugar está localizado a apenas 28 quilômetros ao norte de Quito, por isso é muito fácil encontrar um ônibus para levá-lo até lá. Além disso, você pode fazer a excursão com o nosso City Tour e Linha do Equador, com o qual visitaremos a capital equatoriana e visitaremos o Meio do Mundo.
Ilhas Galápagos
Sem dúvida, um imperdível na lista de lugares no Equador são as Ilhas Galápagos. Este arquipélago tem uma das mais incríveis vidas selvagens do planeta, incluindo suas incríveis tartarugas gigantes.
Além disso, nas Ilhas Galápagos existem praias incríveis, não só com águas cristalinas, mas também algumas com areias vermelhas intensas e animais caminhando ao longo delas em total tranquilidade.
Como chegar às Ilhas Galápagos: As Galápagos estão localizadas no meio do Oceano Pacífico, a 1400 quilômetros de Quito. Portanto, a única maneira de chegar lá é de avião.
Parque Nacional Cotopaxi e Lagoa Quilotoa
Há poucas coisas no mundo que são mais emocionantes e mais cheias de adrenalina do que subir ao topo de um vulcão ativo. O Equador é um dos países com mais vulcões do mundo, então essa atividade é totalmente viável.
Uma delas é Cotopaxi, localizada em um parque nacional no norte do país, a apenas duas horas de Quito. Aqui você pode desfrutar de vistas do vulcão de baixo ou se aventurar até o seu cume, 5897 metros acima do nível do mar.
Além disso, perto deste parque nacional está o Quilotoa, outro vulcão que tem uma bela lagoa de águas azul-turquesa dentro de sua cratera. Do mirante do Quilotoa você terá uma vista incrível da lagoa e seus arredores.
Como chegar ao Parque Nacional Cotopaxi: Do Terminal Terrestre de Quitumbe, em Quito, vários ônibus partem para Cotopaxi. Você precisará informar ao motorista que deseja descer no Parque Nacional. Depois disso, você terá que caminhar por cerca de uma hora até chegar à entrada.
Você também pode fazer esta excursão com o nosso passeio pelo Parque Nacional Cotopaxi, que parte da cidade de Quito e combina trechos de caminhada com um passeio de bicicleta.
Otavalo e seus arredores
Como em todos os países da América do Sul, o artesanato é uma atividade de grande importância no Equador. Um exemplo disso é a cidade de Otavalo, ao norte de Quito, onde até tem uma praça conhecida como Plaza de los Ponchos, onde você encontrará belas e variadas peças de artesanato.
Além disso, pode aproveitar a sua visita a Otavalo para conhecer os locais naturais que o rodeiam, como o Lago San Pablo ou as cascatas do Peguche.
Como chegar a Otavalo: Para chegar a Otavalo de Quito por conta própria, você terá que pegar um ônibus do Terminal Terrestre Carcelén. O passeio é de aproximadamente duas horas.
Você também pode conhecer esta cidade e seus arredores com o nosso Otavalo de dia inteiro, uma excursão com transporte e almoço incluídos.
Carnaval de Ambato
Para aqueles que gostam de aprender sobre tradições curiosas e divertidas nos países que visitam, recomendamos os carnavais de Ambato, no centro do Equador. Este evento, conhecido em todo o país como o Festival das Frutas e Flores, enche a cidade de danças, desfiles coloridos e incríveis obras de arte gigantes feitas com flores e frutas.
Além disso, sua origem é muito interessante: este festival começou a ser realizado para nunca esquecer o terremoto que atingiu a área em 5 de agosto de 1949, como uma forma de celebrar a vida.
Como chegar a Ambato: no Terminal Rodoviário de Quitumbe em Quito você pode encontrar ônibus com diferentes horários que o levarão a esta cidade. A viagem dura aproximadamente duas horas.
Se você gostou deste artigo e das informações que encontrou, nos dê 5 estrelas!
Se você gosta de viajar, descobrir novos lugares e pessoas, vai se interessar pelas nossas redes sociais.