Gêiseres do Tatio, imperdível em San Pedro de Atacama
Conta nossa visita aos Gêiseres El Tatio, provavelmente uma das mais belas maravilhas naturais do planeta.
Sobre “El Tatio”
O campo geotérmico “El Tatio” é composto por 40 gêiseres, 60 fontes termais e 70 fumarolas em uma área de 3 km². Em quíchua, “El Tatio” significa “O velho que chora” E esse velho não é outro senão o campo de gêiseres mais importante da América do Sul e o terceiro maior do mundo, atrás dos famosos Yellowstone nos Estados Unidos e outro na Rússia Dolina Giezerov, que pelo menos eu não sabia antes de escrever esta nota e tenho certeza que vários de vocês vão conhecê-la – Por nome – Agora.
E o que caracteriza “El Tatio”? – eles vão se perguntar. Bem, simplesmente colunas de vapor e gases que são expelidos por fissuras na terra e que às vezes ultrapassam 10 metros de altura, coisas que você não encontra na esquina, certo?
Essas colunas são, na verdade, erupções de água, o produto da colisão de água subterrânea em um campo de lava, e quando misturadas elas irrompem atingindo grandes alturas. Mas eles dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, então vamos olhar para uma antes de passar para a próxima seção:
E um vídeo… Vale mais do que quantas fotos? Você não precisa responder a essa pergunta, aqui está um vídeo que gravamos sobre nossa turnê para os Gêiseres do Tatio:
https://www.youtube.com/watch?v=ANHOVNHAe68
Conhecendo os Gêiseres do Tatio
O campo geotérmico “El Tatio” fica a pouco menos de 100 km. de San Pedro de Atacama, a estrada é principalmente de cascalho e à medida que você a percorre você sobe gradualmente até mais de 4.000 metros de altura; Essa combinação de fatores dificulta a visita por conta própria, somada ao fato de que a atividade dos gêiseres – O grande apelo da área – Começa com os primeiros raios de sol e dura pouco tempo. Para ver os gêiseres no seu melhor e chegar antes do amanhecer, a trilha deve ser feita à noite, sendo também uma estrada de montanha exigente sem iluminação artificial.
Outra coisa a considerar é que Faz muito frio no local, mas como “muito” ou “pouco” é subjetivo, deixe-me dar uma informação mais objetiva: o dia em que fomos nos encontrar (em pleno inverno) atingiu-se uma mínima de -9°C, Sim, 9 graus abaixo de zero! E vou contar mais, alguns dias antes estava mais de 12°C abaixo de zero. Portanto, saiba e tome as medidas adequadas: empacote o bebê! , como dizem as mães e as avós.
A magia dos gêiseres
É difícil encontrar uma maneira de descrever a maravilha natural que meus sentidos transformaram em êxtase. Felizmente, você pode se ajudar com imagens e vídeos, porque caso contrário o trabalho de palavras seria ainda mais difícil para este jovem blogueiro. Esta é uma das primeiras fotos que tirei ao nascer do sol:
À medida que o sol nascia, as cores e os aromas mudavam. Ao mesmo tempo, o sol estava nos dando seu calor, a cada minuto um pouco mais, embora eu ache que não foi até o meio-dia que a temperatura do local passou da faixa de 0°C para ser um pouco mais agradável.
Me senti privilegiada por estar lá, pois não é fácil chegar lá. Aproveitei ao máximo aquele tempo que a natureza nos deu de pura magia: grandes colunas de água emergiram da terra a cerca de 85°C na forma de vapor e gases, atingindo vários metros de altura, emitindo um som de ebulição constante. O ar era puro, limpo, mas bastante fresco e com um pouco de cheiro de enxofre, um sinal de que o que estávamos testemunhando vinha das profundezas da terra. Nós, visitantes, admiramos com espanto, principalmente em silêncio, fazendo algum comentário muito específico, alguma expressão de surpresa, mas não muito mais. Lá estávamos claramente brincando como visitantes e o local, a natureza, sem dúvida. El Tatio é lindo, muito bonito e único, há poucos lugares como ele no mundo.
Um clássico local: ovos cozidos “gêiseres”
Depois de admirar El Tatio, o guia – seu nome é Osvaldo por sinal – juntamente com Juan, o motorista, prepararam um excelente café da manhã onde não faltaram chás, biscoitos doces, pães e frios. O que foi diferente foram os Ovos cozidos feitos “gêiseres”Acontece que, como a água sai da terra a mais de 85°C, se você colocar ovos dentro de um saco plástico em uma das fissuras de onde sai a água quase fervente. (também sai fervendo em forma de vapor), eles cozinham em cerca de 15 minutos, sem ter que acender um fogo natural ou artificialmente. Interessante, não é? É imperdível ao visitar os Gêiseres do Tatio!
Aqui você nos vê desfrutando do café da manhã:
Como chegar a El Tatio
Para chegar ao campo geotérmico antes do amanhecer, você tem que deixar a cidade de San Pedro de Atacama por volta das 5h30 da manhã. Dessa forma, é possível realizar o trajeto de quase 100 kms. de cascalho à noite e chegar poucos minutos antes das 7 da manhã, para poder testemunhar o espetáculo em todo o seu esplendor por um longo tempo.
Como já mencionei, fazendo aquela estrada de montanha e sem luz natural (ou artificial), não é uma tarefa para todos, por isso é bom se entregar a um motorista experiente, como aquele que nos levou, descansar um pouco e depois acordar para poder passear pelo local, valorizando momentos na retina e em forma de fotos, é claro.
Nas fontes termais de El Tatio
Como se não bastasse conhecer esses gêiseres, existem também fontes termais naturais com águas com excelentes propriedades para o nosso corpo, que estão em temperaturas em torno de 30°C. A questão é que, como você deve saber, nossa temperatura corporal é mais alta do que isso, então entrar em águas de 30°C em El Tatio, onde as temperaturas externas estavam em torno de 0°C, não foi fácil, mas um pouco frio. Mas isso foi só no começo, porque depois de alguns minutos eu me senti como um peixe na água, feliz e com uma sensação espetacular de relaxamento.
Como você pode ver na foto a seguir, não havia muitas pessoas corajosas que foram encorajadas a desfrutar da experiência de todos os visitantes que estavam na área:
Minha namorada e eu experimentamos o mergulho, embora o frio a tenha forçado a sair rapidamente. De minha parte, aproveitei a água até o último momento, quando fomos chamados a embarcar para iniciar o retorno, que teria duas paradas.
Faixa Bônus: Breve escala em Machuca
Na volta, faríamos uma escala em Machuca, uma cidade cujo número de habitantes não ultrapassa dois dígitos. Mas antes, paramos em um mirante com uma bela paisagem:
Agora, vejamos Machuca:
O que você vê é um povoado atacameño cuja população fomos informados é de 15 pessoas estáveis, embora tenha um grande número de visitantes diários, pois está passando entre El Tatio e a cidade de San Pedro de Atacama.
Machuca tem um certo charme, com suas casas de adobe, telhados de palha e a paz de seus habitantes. É assim que uma das casas típicas da vila se parece mais de perto:
E é assim que sua igreja se parece:
Se por acaso passar, a recomendação é experimentar as empanadas de carne de lhama. Minha namorada e eu não comemos carne, então preferimos não experimentá-los, embora tenhamos comido um queijo que era muito bom, então deixe-me chamá-los de “a não perder”.
Essa tem sido a história da nossa experiência com denomades.com, espero que tenham gostado! Se você se interessou, pode encontrar horários e mais informações sobre o passeio dos Gêiseres do Tatio aqui.
Se você achou este artigo interessante, dê-nos um “Like” em nossa Fan Page no Facebook ou torne-se um seguidor no Twitter para ser o primeiro a ver artigos semelhantes sobre turismo e atividades ao ar livre!
Em denomades.com, você pode encontrar todas as atrações e atividades turísticas de San Pedro de Atacama, sempre ao melhor preço e reservando confortavelmente de sua casa.
Se você gostou deste artigo, por favor, recompense-nos com 5 estrelas!