Sejamos honestos: ir ao Salar de Uyuni sem uma excursão é uma experiência adequada apenas para viajantes com muita, infinitamente muita, aventura. É um deserto de sal com mais de 10.000 km, sem estradas marcadas e sem sinalização, por isso ir por conta própria é complicado, mas não impossível!
Aqui tens a melhor maneira de chegar ao Salar de Uyuni sem uma excursão.
Primeiro: onde fica o Salar de Uyuni?
O Salar de Uyuni está localizado na parte sul da Bolívia, no departamento de Potosí. É uma zona de difícil acesso, pelo que a maioria das pessoas que o visitam fazem-no com uma excursão organizada a partir de diferentes partes da região sul-americana. Para chegar ao salar, a primeira coisa a fazer é chegar à cidade de Uyuni. As rotas mais comuns são de San Pedro de Atacama a Uyuni, de Tupiza a Uyuni e de La Paz a Uyuni. Se ainda não decidiste como chegar à cidade de Uyuni, abaixo encontrarás detalhes das diferentes rotas.
Como chegar a Uyuni a partir de Calama
Muitas pessoas chegam ao norte do Chile com o objetivo de visitar o Salar de Uyuni sem uma excursão. Calama, a cidade com o aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama, é uma boa opção. Daqui partem vários autocarros que te levam até à cidade de Uyuni. A viagem dura cerca de sete horas e meia, podendo demorar mais dependendo do número de pessoas na fronteira. Onde apanhar o autocarro de Calama para Uyuni: há várias empresas que fazem esta viagem. Algumas delas partem do centro da cidade, como a empresa Atacama 2000 ou Cruz del Norte (Rua Antofagasta), e outras, como a empresa Trans Salvador, partem do Terminal Rodoviário de Calama.
As tarifas de ônibus variam de CLP 12.000 a 22.000 (US$ 14 a 25).
Como chegar a Uyuni a partir de San Pedro de Atacama
O combo San Pedro de Atacama + Salar de Uyuni é um clássico entre os turistas que chegam ao norte do Chile. Depois de alguns dias conhecendo esta cidade e seu deserto (o mais seco do mundo), podes seguir para o Salar de Uyuni sem um tour previamente reservado nesta cidade. A única alternativa é reservar um transfer direto com as agências de turismo, já que não há autocarros que façam este percurso. Com Denomades podes reservar um transfer direto para Uyuni: vamos buscar-te ao teu hotel e levamos-te diretamente a Uyuni numa viagem de 10 horas. Onde apanhar o transfer de Atacama para Uyuni: na rua Caracoles, em San Pedro de Atacama, encontrarás muitas agências de turismo que oferecem excursões a este deserto e a Uyuni. Com elas podes encontrar a opção de transporte de San Pedro de Atacama a Uyuni.
Como chegar a Uyuni desde Tupiza
Do lado boliviano, também podes chegar ao Salar de Uyuni sem uma excursão previamente planeada. Uma das cidades mais interessantes para visitares antes de partires para Uyuni é Tupiza. Aqui, com as suas paisagens deslumbrantes, encontrarás grandes atracções naturais como a Porta do Diabo e o Canhão Inca. De Tupiza a Uyuni são menos de 200 quilómetros e podes fazer este percurso de autocarro (em quatro horas) e também de comboio (em pouco mais de cinco horas).
No entanto, se quiseres ver as atracções mais espectaculares de Tupiza, a Denomades oferece uma excursão de 4 dias ao Salar de Uyuni , que inclui transporte, alojamento básico e alimentação. Onde apanhar o autocarro ou comboio de Tupiza para Uyuni: como te dissemos, tens duas opções para ir de Tupiza para Uyuni, ou de autocarro ou de comboio. Para isso, terás de ir à estação de autocarros ou comboios de Tupiza, de onde partem diariamente por entre 5 e 25 dólares.
Como ir de La Paz a Uyuni
Como podes imaginar, as opções para ir de La Paz, a capital da Bolívia, para a cidade de Uyuni são muito mais extensas do que as rotas mencionadas acima.
A maneira mais rápida é de avião, um voo de cerca de 50 minutos, mas não é a mais barata. Se quiseres poupar dinheiro e tiveres tempo suficiente, a melhor maneira é apanhar um autocarro noturno que te levará a Uyuni de manhã cedo e poderás começar a excursão no mesmo dia.
Onde apanhar o autocarro ou comboio de La Paz para Uyuni: no terminal rodoviário de La Paz (Avenida Peru) encontras muitas opções com preços que variam entre 8 e 22 dólares e diferentes horários.
De Uyuni ao Salar de Uyuni sem excursão
Uma das melhores opções para visitar o Salar de Uyuni sem uma excursão é apanhar um autocarro da cidade de Uyuni para Llica, uma cidade no sudoeste da Bolívia. Este meio de transporte atravessa todo o salar e, por menos de cinco dólares, podes pedir ao motorista que te deixe na Ilha Incahuasi.
Esta ilha é conhecida por estar cheia de grandes cactos, alguns dos quais chegam a atingir 10 metros de altura! O bom deste lugar é que tem um refúgio onde podes passar a noite por cerca de 30 bolivianos.
Esta é a melhor opção, já que as temperaturas podem descer até aos -5ºC durante a noite nas salinas. No entanto, na Ilha Incahuasi existem algumas grutas onde podes acampar, e aqui a temperatura sobe para entre 5ºC e 8ºC.
Para passar a noite na Ilha Incahuasi, terás de trazer a tua própria tenda, um saco-cama que resista a baixas temperaturas, comida para a noite e muita água. Na ilha Incahuasi há uma pequena loja e um restaurante onde podes comprar algumas provisões. Passar a noite aqui, como já foi dito, é uma experiência apenas para os mais aventureiros, já que te encontrarás completamente sozinho no meio do Salar de Uyuni. Mas só de veres as estrelas que iluminam o céu noturno já vale a pena a aventura. Nunca esquecerás este momento.
Para regressar a Uyuni, tens duas opções: apanhar o autocarro de volta de Llica (terás de ter sorte e acertar o teu horário) ou pedir a um dos carros turísticos que passam por aqui para te levar de volta à cidade.
Ambas as opções são possíveis, embora por vezes complicadas, por isso prepara-te para o caso de teres de passar uma noite extra na ilha Incahuasi.
De Uyuni ao Salar de Uyuni com visita organizada
Se chegar a Uyuni por conta própria foi suficiente, e queres evitar os extremos e complexidades de ver o salar por conta própria, então deves definitivamente reservar uma excursão organizada a partir de Uyuni.
As excursões para visitar as salinas partem de manhã cedo, por isso, se chegares à tarde, terás de passar uma noite aqui e começar a excursão no dia seguinte. Em Uyuni há uma infinidade de agências que oferecem excursões aos turistas que aqui chegam. A oferta é tão grande que muitas vezes é difícil escolher, por isso recomendamos que escolhas algo que tenhas verificado antes de chegar a Uyuni. Tem especial cuidado com as agências informais, pois ficar retido no meio do salar não é uma experiência que queiras viver.
Podes até, se quiseres, reservar a excursão antes de ires para Uyuni, para que quando chegues, possas evitar todo o incómodo de encontrar a agência certa para a excursão.
Na Denomades orgulhamo-nos de oferecer excursões a preços locais, por isso no nosso site podes reservar com antecedência sem pagar mais.
Temos diferentes opções para visitar o Salar de Uyuni a partir da própria cidade de Uyuni, desde uma excursão de dia inteiro ou de três dias até excursões para ver o pôr e o nascer do sol nesta bela paisagem.
Prós e contras de chegar a Uyuni sem uma excursão
Como tudo o resto, visitar o Salar de Uyuni sem uma excursão tem as suas vantagens e desvantagens. Aqui tens algumas delas:
- A primeira vantagem de viajar para o Salar de Uyuni sem uma excursão é o preço.
Fazendo tudo por conta própria tens sempre mais opções de escolha e poupas algum dinheiro nos transfers. - Outra vantagem de fazeres esta viagem por conta própria é o tempo investido: as excursões a partir de zonas como San Pedro de Atacama duram três ou quatro dias, ao passo que se a fizeres por conta própria podes ir durante um dia a partir de Uyuni.
- Por outro lado, se optares por uma excursão mais curta, perderás paisagens fantásticas, como as Lagoas Coloridas, os géiseres, as formações rochosas e as fontes termais.
- Em contrapartida, não podemos deixar de referir o conforto.
A qualidade do serviço oferecido pelas excursões organizadas é sempre melhor e mais personalizada.
Além disso, não tens de te preocupar em ter de organizar tudo separadamente.
Se gostaste deste artigo e da informação que encontraste, dá-nos 5 estrelas!
Se gostas de viajar, descobrir novos lugares e pessoas, segue-nos no Instagram e no Facebook ! !