Categories: Torres del Paine

Circuito O de Torres del Paine: Tudo que você precisa saber

Esse é o grande circuito de Torres del Paine. O cara oculta do parque. Também é daqueles que têm tempo, coragem e preparação física para completá-lo. Também conhecido como circuito Maciço Paine, se percorre todo o maciço de Torres del Paine. Este trekking é um desafio mental e físico, em que a natureza vai se apodera dos seus sentidos, muito diferente da rota mais movimentada W.


Quanto tempo é necessário para completar o O?

O circuito completo tem 93,2 quilômetros de extensão, e é comum
completá-lo em 7 ou 8 dias. Sua condição física e o clima podem condicionar seu ritmo de caminhada. Esta é uma jornada a ser levada a sério, na qual você terá muito menos conforto do que no W.

Por que fazer o circuito Maciço Paine em vez do W?

O Maciço Paine é muito mais selvagem, e oferece a oportunidade de se fundir com a natureza de uma maneira mais íntima do que no W. Para o bem ou para o mal, o W se tornou muito cheio e o trânsito de pessoas na alta temporada é bastante grande. Há muito poucos que ousam fazer o O, e isso proporciona uma experiência mais calma ao visitante, disposto a passar mais de uma semana caminhando.

Além disso, caso você não ainda não claro como funciona o parque, o O percorre todo o W, então seria como uma extensão da rota. Você não deve desistir dos cartões postais mais típicos de Torres del Paine, e você também verá outra parte mais virgem e inóspita. Você terá a perspectiva completa e poderá contemplar lugares como a geleira Los Perros, o lago Dickson e a melhor vista panorâmica dos Campos de Gelo do Sul.

Lago Dickson
[banner name=”puerto-natales-general”]

Quando é a melhor época para fazer o O?

Esqueça fazer este circuito no inverno. Além de ser uma loucura, o caminho fica fechado. De novembro a março são os meses adequados para fazê-lo com certas garantias. Nesta estação as temperaturas oscilam entre 20 e 5 ºC, mas a sensação térmica é bem menor quando sopra o vento da Patagônia e também à noite. Tenha em mente que lá o clima será instável e quase certamente irá chover. Prepare o seu equipamento para suportar o frio e a chuva. Você pode verificar os relatórios diários oficiais do Parque para saber as últimas notícias.

É verdade que o circuito completo tem a parte mais difícil do Parque?

Sim. É o chamado Paso John Gardner, o mais odiado e reverenciado por todos os alpinistas do Parque. Além de ser o passo mais alto (1.200 metros acima do nível do mar), para alcançá-lo você deve superar uma queda vertical de 600 metros durante 4 duros quilômetros e, quando estiver no topo, descer por mais 4 quilômetros. Este trecho é realmente exaustivo, depois que uma colina é superada, outra aparece e assim segue até terminar este paso. Apesar disto, as vistas do alto para o Campos de Gelo do Sul fazem tudo valer a pena.

Paso John Gardner

Eu tenho que pagar alguma taxa extra ou entrada especial para fazer o circuito completo?

Visitando por mais de 3 dias, Temporada 2023-2024

Ingresso Chileno Chileno com deficiência Estrangeiro
Criança menor de 12 anos Grátis Grátis Grátis
Adolescentes de 12 a 17 anos 11.500 CLP Grátis 49 USD
Adultos maiores de 18 anos 11.500 CLP 6.500 CLP 49 USD
Idoso maior de 60 anos Grátis Grátis 49 USD
Os ingressos para entrada no Parque Nacional Torres del Paine devem ser comprados aqui, o mais tardar, no dia anterior à entrada.

Campamento y refugio Dickson

Posso fazer circuito sem ter barraca?

Não. Na parte norte do maciço Paine, onde transcorre a rota completa do circuito, há apenas um refúgio, o Dickson. A distância entre o refúgio Grey e o refúgio de Dickson é de 30,7 km, totalmente inalcançável, considerando-se que há o passo de John Gardner no meio. Você tem que levar uma barraca, um saco e um fogareiro, bem como toda a comida necessária, e passar as noites no acompamento Paso, Perros ou Serón.

Você tem mais perguntas? Para obter mais informações sobre como chegar ao Parque, direções da rota, equipamentos e outras informações de interesse, clique aqui para entrar em nosso artigo sobre o W, onde todos esses pontos são detalhados.

Rodrigo

Amante de la flora y fauna del mundo. Lo que más me gusta es encontrarme con la mirada de un animal que nunca antes había visto.

Share
Published by
Rodrigo

Recent Posts

Efeitos fotográficos no Salar de Uyuni: Como os consegues

O Salar de Uyuni é a maior extensão de sal do mundo, com uma área…

4 meses ago

10 lugares para ver em Roma antes de morreres

Se Roma está na tua lista de lugares a visitar, aqui está uma lista de…

4 meses ago

Salar de Uyuni: Tudo o que você precisa saber

O Salar de Uyuni (Bolívia) é um dos destinos mais espetaculares de toda a América…

4 meses ago

Ônibus turístico de Madrid: uma ótima opção para passear pela cidade

Você tem apenas alguns dias em Madrid e gostaria de ver o máximo possível de…

1 ano ago

Toledo em um dia: o guia definitivo para aproveitar ao máximo sua visita

Se você está planejando ir em uma viagem para Madrid e você tem dias suficientes…

1 ano ago

O que fazer em Barcelona: dicas que você precisa saber

Quem nunca sonhou em estar diante da Sagrada Família? Barcelona é um destino imperdível em…

1 ano ago