Longe das rotas turísticas comuns, as Lagoas Escondidas de Baltinache permanecem como um dos segredos mais bem guardados de San Pedro de Atacama. Aqui nós te contamos como chegar lá e o que você deve considerar para aproveitá-las ao máximo.
O QUE SÃO AS LAGOAS ESCONDIDAS DE BALTINACHE?
Se tratam de 7 lagoas de água salgada cercadas pela incrível paisagem oferecida pelo Deserto do Atacama. Com tamanhos que variam de 3 a 30 metros de diâmetro, as lagoas interrompem o branco da terra com sua marcante transparência e cor turquesa. São pequenos olhos azuis que expõem o interior da Cordilheira do Sal.
COMO CHEGAR AS LAGOAS ESCONDIDAS DE BALTINACHE?
Tomando a rota a partir do centro de San Pedro de Atacama em direção a Calama, exatamente a 14 km, você encontrará um cruzamento que vai para o “Llano de la Paciencia”. Neste ponto você deve pegar a estrada B-241 para o sul e continuar por 45 km de estrada não pavimentada até chegar às lagoas.
Em Denomades, temos um passeio às Lagoas Escondidas de Baltinache, que inclui traslados, guia bilíngue (espanhol e inglês) e lanche.
DICAS PARA CURTIR AS LAGOAS ESCONDIDAS DE BALTINACHE
Assim como a Lagoa Cejar, a alta salinidade da água das Lagoas Baltinache permite que seu corpo flutue sem nenhum esforço. O banho só é permitido na primeira e última lagoa, e no setor você também encontra chuveiros para remover o sal do seu corpo. Dicas importantes:
- Por causa da alta salinidade, não é aconselhável tomar banho por mais de 20 minutos.
- Coloque protetor solar depois do banho, para não contaminar a água nas lagoas.
- Leve uma pequena garrafa de água doce e lave-se imediatamente depois de sair da água. Os chuveiros estão um pouco longe e a coceira pelo sal é uma realidade.
- Traga água potável para tomar.
- Respeite o ambiente natural e leve seu lixo.
- Organize seu passeio perto do pôr do sol, quando a luz transforma as cores do deserto e das lagoas.