Baltinache: as lagoas escondidas do Atacama

Viajera y laguna turquesa enmedio del desierto en Chile

Longe das rotas turísticas comuns, as Lagoas Escondidas de Baltinache permanecem como um dos segredos mais bem guardados de San Pedro de Atacama. Aqui nós te contamos como chegar lá e o que você deve considerar para aproveitá-las ao máximo.

O QUE SÃO AS LAGOAS ESCONDIDAS DE BALTINACHE?

Se tratam de 7 lagoas de água salgada cercadas pela incrível paisagem oferecida pelo Deserto do Atacama. Com tamanhos que variam de 3 a 30 metros de diâmetro, as lagoas interrompem o branco da terra com sua marcante transparência e cor turquesa. São pequenos olhos azuis que expõem o interior da Cordilheira do Sal.

COMO CHEGAR AS LAGOAS ESCONDIDAS DE BALTINACHE?

Tomando a rota a partir do centro de San Pedro de Atacama em direção a Calama, exatamente a 14 km, você encontrará um cruzamento que vai para o “Llano de la Paciencia”. Neste ponto você deve pegar a estrada B-241 para o sul e continuar por 45 km de estrada não pavimentada até chegar às lagoas.

Em Denomades, temos um passeio às Lagoas Escondidas de Baltinache, que inclui traslados, guia bilíngue (espanhol e inglês) e lanche.

banner-atacama-3-dias

DICAS PARA CURTIR AS LAGOAS ESCONDIDAS DE BALTINACHE

baltinache-lagoas-escondidas-3-quero-viajar-mais
Foto por @queroviajarmais

Assim como a Lagoa Cejar, a alta salinidade da água das Lagoas Baltinache permite que seu corpo flutue sem nenhum esforço. O banho só é permitido na primeira e última lagoa, e no setor você também encontra chuveiros para remover o sal do seu corpo. Dicas importantes:

  • Por causa da alta salinidade, não é aconselhável tomar banho por mais de 20 minutos.
  • Coloque protetor solar depois do banho, para não contaminar a água nas lagoas.
  • Leve uma pequena garrafa de água doce e lave-se imediatamente depois de sair da água. Os chuveiros estão um pouco longe e a coceira pelo sal é uma realidade.
  • Traga água potável para tomar.
  • Respeite o ambiente natural e leve seu lixo.
  • Organize seu passeio perto do pôr do sol, quando a luz transforma as cores do deserto e das lagoas.
baltinache-lagoas-escondidas-atacama-Foto-NatGeo
Foto: NatGeo

 

baltinache-lagoas-escondidas-atacama-Foto-por-Emilia-Paredes
Foto: Emilia Paredes