Não é segredo para ninguém que Torres del Paine é o destino estrela da região de Magallanes. Todos os anos, turistas de diferentes países vêm ao Chile para ver a oitava maravilha do mundo. Mas o que muitos viajantes não sabem é que as atrações da região não param por aí. Enquanto continuamos percorrendo Magallanes, encontraremos Punta Arenas, uma cidade cheia de história, belas paisagens e lugares únicos e irrepetíveis.
Como é tradição, vou ao primeiro lugar para visitar nesta bela cidade: a Plaza de Armas Muñoz Gamero. No local está o índio Aóniken, do monumento de Magalhães. Eles dizem que se você quiser voltar para a Patagônia, você deve tocar ou beijar seu pé. Faço isso duas vezes, para ter certeza de que é cumprido.
Um clássico da cidade é o seu Museu Regional, situado no centro histórico de Punta Arenas. Este museu mantém coleções sobre a criação e história desta área, desde os primeiros habitantes até os dias atuais.
Este palácio pertencia à família Braun, uma família muito rica que doou a propriedade para a cidade. Hoje tornou-se um espaço para a comunidade, onde é mostrada parte de sua história e a dos próprios Brauns. Não saia sem visitar o refeitório do metrô, localizado no espaço onde moravam os criados.
Está com fome? Você deve experimentar uma das comidas verdadeiramente indígenas que você só vai encontrar no Chile. Todo mundo me recomenda o choriqueso. Não consigo ouvir uma resposta, quando já estamos no Quiosque da Roca (Rua Presidente Roca, 875) onde vendem deliciosos pães com queijo e chouriço. Um clássico da cidade, que não se completa sem um leite com banana.
É imperdível. Não só porque foi declarado Monumento Nacional, mas porque é muito bonito. A ordem do cemitério, suas avenidas de ciprestes e o pórtico, doado por Sara Braun, fazem do cemitério um lugar imperdível em Punta Arenas.
(Foto: Daniel Díaz Nauto)
Faço uma pausa na história e nas belas paisagens, para terminar o dia na Zona Franca. Embora os preços não sejam os mais baixos, é possível encontrar algumas ofertas nas mais de 80 lojas que existem no Shopping Zona Austral. Definitivamente vale a pena uma visita.
Como eu havia antecipado, Punta Arenas é uma cidade rica em história. É por isso que estou indo para o passado, visitando Fort Bulnes, para aprender como viviam os colonos que se estabeleceram nesta terra do sul. A igreja, a cadeia e até a sala do capelão são alguns dos lugares que você pode visitar. A rota continua até Puerto del Hambre, onde os primeiros colonos chegaram à área em condições precárias, depois de sobreviverem às navegações no Estreito de Magalhães. Pouco tempo depois, muitos deles morreram por falta de alimento (as baixas temperaturas impediam qualquer tentativa de cultivo) e por ataques dos aborígenes locais.
(Foto: Héctor García)
Disseram-me que o parque era como visitar a lua, mas achei que estavam a exagerar. No entanto, seus derramamentos de lava e vegetação semidesértica, além das crateras e cavernas que possui, dão essa impressão. No entanto, a aparência do Pali Aike não é sua maior atração. A existência de animais, como raposas e pumas, vivendo livres nos muitos hectares, é sem dúvida um grande privilégio de observar.
Um clássico dessa região são os pinguins. Você não pode deixar Punta Arenas sem antes visitar a reserva natural do pinguim-de-magalhães, que mantém uma colônia de 60.000 espécimes. Uma beleza natural que só pode ser apreciada entre os meses de outubro e abril, pois as aves vêm nidificar nessas datas.
(Foto: Leandro Neumann)
Embora meu destino seja Cape Froward, a viagem para chegar lá é espetacular. Não só porque é feito por mar, com a companhia de simpáticos golfinhos, mas também porque navegamos pelo Estreito de Magalhães, de onde você pode ver incríveis geleiras penduradas sobre as montanhas da mítica Terra do Fogo. Então, ao chegar ao Cabo Froward, começo uma caminhada até a grande Cruz dos Mares, de onde você tem uma vista de tirar o fôlego.
Se você quiser mais informações sobre como reservar os passeios Punta Arenas, Estreito de Magalhães, Colônias de Pinguins, Parque Nacional dos Vulcões Pali Aike e Cabo Froward, clique aqui. No DeNomades.com você encontra os melhores preços, e a reserva é gratuita.
Se você achou este artigo interessante, dê-nos um “Like” em nossa Fan Page no Facebook para ser o primeiro a ver artigos semelhantes sobre turismo e atividades ao ar livre! Você também pode visitar o Blog DeNomades, temos muitos outros artigos interessantes para lhe oferecer.
Contar! Qual lugar em Punta Arenas você gostaria de visitar?
San Pedro de Atacama é um destino que combina paisagens surreais, cultura milenar e aventuras…
Explorar os Parques Nacionais da Argentina é uma experiência única onde podes conectar-te com a…
O Salar de Uyuni é a maior extensão de sal do mundo, com uma área…
Se Roma está na tua lista de lugares a visitar, aqui está uma lista de…
O Salar de Uyuni (Bolívia) é um dos destinos mais espetaculares de toda a América…
Você tem apenas alguns dias em Madrid e gostaria de ver o máximo possível de…