Há nomes de lugares que são tão descritivos que podem resumir toda a essência de uma área. É o caso do incrível Vale do Arco-Íris, a cerca de 80 quilômetros de San Pedro de Atacama. Aqui, os sedimentos da terra criam múltiplas camadas de inúmeras cores, um verdadeiro capricho da natureza que parece criado com o único propósito de transmitir beleza e esplendor.
[banner name=”san-pedro-general”]
Esta excursão pode ser enquadrada entre as 5 alternativas impressionantes para fazer a partir de San Pedro de Atacama, longe das massas e abençoado pela tranquilidade durante todo o ano. Na verdade, consideramos o Vale do Arco-Íris um lugar espetacular, cuja ignorância geral só poderia ser explicada pelo enorme número de maravilhas perto de San Pedro de Atacama. Se você quer se destacar dos passeios típicos mais famosos que os visitantes costumam fazer com pouco tempo, preste atenção neste refúgio.
O passeio Rainbow Valley tem outro ponto forte: oferece a oportunidade de ver os petróglifos de Yerbas Buenas, o local de arte rupestre mais proeminente da região, onde você pode ver inúmeras representações de animais e pessoas em um grande número de rochas. Como nenhuma pintura foi usada, mas a pedra foi erodida para criar o traço, é difícil determinar a idade desses petróglifos, mas há relatos que sugerem que o mais antigo poderia ter até 10.000 anos de idade.
Até 4 estilos de arte rupestre podem ser identificados, pois acredita-se que era uma área de trânsito para cruzar a Cordilheira dos Andes, e várias culturas fizeram paradas neste local. Na verdade, parece que fazia parte da Trilha Inca, que tinha cerca de 23.000 kms. e percorreu boa parte da América do Sul.
Depois de absorver a cultura antiga, é hora de ver a arte natural do Vale do Arco-Íris. A imagem de satélite da área já dá uma ideia da explosão de cores que te espera….
Como o mais famoso Cerro de los Siete Colores (nas mesmas latitudes, mas na Argentina), esta extraordinária formação geológica foi criada pelas altas temperaturas e pressão sofridas pelas rochas na época em que a lava vulcânica ainda era incandescente. Essas condições trouxeram à superfície vários minerais de cores diferentes: os esverdeados são o óxido de cobre, os brancos são o carbonato de cálcio e os vermelhos são a argila e o ferro.
Aqui, aproveite para apreciar também as estranhas formações argilosas, criadas pela erosão do vento e da chuva ao longo de milhões de anos (veja foto de capa).
Para colocar a cereja no topo do bolo, o passeio termina em Rio Grande, uma pequena cidade de cerca de cem habitantes, onde abundam os artesanatos têxtil e de barro.
Para saber mais e reservar este passeio, que mistura arte rupestre, belezas naturais e cultura local, clique aqui.
Se você gosta de viajar e descobrir lugares, vai se interessar pelas nossas redes sociais. Curta nossa Fan Page no Facebook ou torne-se um seguidor no Twitter!
Se você já foi ao Vale do Arco-Íris, gostaria de ir, ou tem alguma dica, comente abaixo para toda a nossa comunidade itinerante.
Ficou interessado neste artigo? Recompense-nos com 5 estrelas!
O Salar de Uyuni é a maior extensão de sal do mundo, com uma área…
Se Roma está na tua lista de lugares a visitar, aqui está uma lista de…
O Salar de Uyuni (Bolívia) é um dos destinos mais espetaculares de toda a América…
Você tem apenas alguns dias em Madrid e gostaria de ver o máximo possível de…
Se você está planejando ir em uma viagem para Madrid e você tem dias suficientes…
Quem nunca sonhou em estar diante da Sagrada Família? Barcelona é um destino imperdível em…