A forma mais barata de chegar a Machu Picchu

Chegar à cidadela inca por menos de US $ 30 é possível. De Cusco, você deve pegar um micro-ônibus para a Estação Hidrelétrica de Machu Picchu, o ponto de partida de uma espetacular caminhada de 3 horas ao lado do rio Vilcanota e dos gigantescos maciços verdes que o protegem. Graças ao fato de que você pode caminhar ao longo do lado dos trilhos de trem, a maneira mais barata de chegar a Machu Picchu é uma alternativa perfeita para os mais aventureiros.


Cusco para Estação Hidrelétrica

Para chegar a Machu Picchu da maneira mais barata, você deve primeiro pegar um ônibus de Cusco (no terminal na Rua Antonio Lorena) para a cidade de Santa Maria. A viagem dura 5 horas e o valor da passagem gira em torno de US$ 10. De Santa Maria você tem a opção de pegar um táxi para a Estação Hidrelétrica (menos de US $ 2 USD e 30 minutos de carro) para começar sua caminhada para Machu Picchu, ou fazer uma parada na cidade de Santa Teresa e banhar-se nas famosas Termas de Cocalmayo. Hidroeléctrica é uma das estações por onde passa o trem para Machu Picchu.

Minivan branca na frente da cachoeiraEste é o aspecto geral dos micro-ônibus de Cusco para Hidroelectrica.

O trajeto até a usina hidrelétrica é composto por 90% de asfalto e os 10% de cascalho restantes. Esta última rota oferece vistas deslumbrantes do rio Vilcanota de cima, e por esta razão pode ser um pouco complicado para aqueles que sofrem de vertigem ou têm medo de altura.

Há outra opção, também econômica e muito mais confortável que a primeira, e consiste na contratação dos micro-ônibus que fazem o trajeto, ida e volta e sem paradas, entre Cusco e a Estação Hidrelétrica. Este bilhete tem um valor de $30 USD e você pode comprá-lo nas diferentes agências em Cusco ou diretamente através de Machu Picchu Bus Packers. Se você quiser saber outras maneiras de chegar a Machu Picchu, independentemente do preço, confira nosso artigo Como chegar a Machu Picchu a partir de Cusco.

Três piscinas termais na selva peruanaTermas de Cocalmayo. Foto tirada por @sunsurfers

Da Usina Hidrelétrica a Aguas Calientes

Ponte de trem sobre o rio no meio da selva peruanaNo início da viagem você terá que atravessar a ponte sobre o rio Vilcanota.

Uma vez na Hidroeléctrica começará uma caminhada de entre 3 e 4 horas seguindo o curso do rio Vilcanota. Um passeio suave e sem inclinações e um verdadeiro banquete para os olhos graças às suas montanhas verdes. Tenha em mente que você estará andando ao lado dos trilhos do trem, então fique de olho no apito e saia do caminho se ele passar.

Trilhos de trem a caminho de Machu Picchu

Uma das graças deste passeio é que, enquanto a maioria das pessoas faz este percurso de comboio, fazê-lo a pé permite-lhe absorver toda a majestade da paisagem circundante sem janelas pelo meio. Além disso, se você prestar atenção ao longo do caminho, descobrirá que em um certo ponto você pode ver terraços e as paredes de Machu Picchu. Perto do anoitecer, você chegará em Aguas Calientes, a última cidade e parada obrigatória antes de entrar na cidadela.

De Aguas Calientes a Machu Picchu

Linhas de Trem & Edifícios em Aguas CalientesFoto tirada por @magicalperu

Para visitar Machu Picchu a partir de Aguas Calientes você tem duas opções, entrar de manhã (6h) ou à tarde (12h). Há vários viajantes que passam uma noite em Aguas Calientes, por isso o horário da manhã é mais movimentado. Seja qual for a hora que você escolher, você pode pegar de ônibus (cerca de US $ 10 USD ida e volta) ou a pé de Aguas Calientes. Esta caminhada é muito bem sinalizada e atravessa o mesmo caminho dos ônibus, dura cerca de uma hora e meia e é de dificuldade moderada devido à sua alta inclinação. Clique aqui para descobrir a taxa de entrada para Machu Picchu, bem como uma série de regulamentos que você deve considerar.

Vantagens da Rota Hidrelétrica

Viajantes caminhando sob a ponte na selva peruana

Quem caminha constantemente sabe que caminhar dá um ritmo único e apreciação do entorno que é impossível de obter se você estiver em transporte motorizado. Viajar para Machu Picchu é uma aventura, é por isso que existem as famosas trilhas Inca ou Salkantay para Machu Picchu, caminhadas de vários dias que vão das montanhas à selva peruana. Caminhar a partir da energia hidrelétrica é a alternativa perfeita para quem não tem tanto tempo, ou para quem não está disposto a aguentar o desgaste físico de caminhar por vários dias.

A caminhada pode ser feita a qualquer momento, mas é provável que em alguns momentos você tenha mais chuva do que em outros, para saber mais confira nosso artigo sobre a melhor época para viajar para Machu Picchu.


Você tem mais informações sobre as maneiras mais baratas de visitar Machu Picchu que devemos adicionar a este artigo? Compartilhe suas dicas com nossa comunidade de viajantes!


Se você gostou deste artigo e das informações que encontrou, nos dê 5 estrelas!


Se você gosta de viajar, descobrir novos lugares e pessoas, vai se interessar pelas nossas redes sociais.