Muitas pessoas têm em mente o Salar de Uyuni, a maior deserto de sal do mundo, mas não sabem que esta rota do altiplano boliviano está cheia de atrações exclusivas, maravilhas que fazem este passeio uma memória para toda a vida. O trajeto se torna algo tão espetacular quanto o destino. É por isso que ele nunca decepciona. Reunimos algunas das principais:
1. LAGOA VERDE
No coração da Reserva Nacional Eduardo Avaroa, você encontrará esta lagoa com um nome muito descritivo. Sua cor esmeralda lhe confere uma beleza única, entretanto não espere encontrar animais selvagens aqui. Suas águas estão saturadas de minerais como o chumbo e o arsênico, e não precisa teste para chegar à conclusão de que são tóxicos. Felizmente, a abundante fauna local tem muitas outras lagoas próximas onde se abrigar. Esta lagoa também é uma ótima oportunidade para contemplar o imponente vulcão Lincancabur (5.920 metros). Sua imagem irá acompanhá-lo em boa parte de sua rota para Uyuni e em quase todas as excursões que partem de San Pedro de Atacama.
[banner name=”san-pedro-general”]
2. DESERTO SALVADOR DALÍ
Com uma área de 110 quilômetros quadrados em 4.750 metros acima do nível do mar, este deserto é conhecido por sua variedade de texturas vermelho e ocre, e suas estranhas formações rochosas dispostas no meio de uma paisagem desolada. Este lugar tem muito de irreal, e essa é a razão pela qual leva o nome do artista catalão que foi o representante máximo da pintura surrealista. Haverá aqueles que duvidam que o lugar lembre suas obras, mas ninguém pode negar a beleza deste lugar único.
3. TERMAS DE POLQUES
Sim, o caminho para o Salar de Uyuni dá até para desfrutar de um banho em termais naturais. Você ficará surpreso com a sua temperatura bastante alta, que é ainda mais acentuada pelo contraste com o exterior. Estas fontes termais, em frente à Lagoa Chalviri, são um presente inesquecível. Muitos decidem não enfrentar o frio antes e depois do banho. Mas a equipe Denomades.com tem um lema: “A glória sorri apenas para os bravos”. Aproveite todas as experiências!
4. GEYSERS SOL DE MAÑANA
Este campo geotérmico, com cerca de 2 km² de extensão, oferece a oportunidade de ver grandes fumarolas que atingem uma altura de até 50 metros. Eles geralmente são visitados ao amanhecer (daí seu nome), quando o frio e o crepúsculo do amanhecer destacam o fenômeno em todo o seu esplendor. Os gêiseres estão a uns 4.850 metros acima do nível do mar, portanto, abrigue-se para poder apreciá-los o mais confortavelmente possível.
5. LAGOA COLORIDA
Sem dúvida, a lagoa mais espetacular de toda a rota e uma das mais raras do planeta. E não é exagero, na verdade, foi um dos candidatos as Sete Maravilhas Naturais do Mundo. A incrível cor desta lagoa, que está a mais de 4.000 metros de altitude, é dada por sedimentos e pela cor de um tipo muito particular de algas que se desenvolvem apenas neste tipo de ambiente. É um lugar protegido, pois é uma área de reprodução e descanso de flamingos andinos, aves migratórias capazes de percorrer milhares de quilômetros.
[banner name=”plan-perfecto-3-dias”]
6. ÁRVORE DE PEDRA
Este Monumento Natural da Reserva Nacional Eduardo Avaroa está localizado no deserto de Siloli. Sua forma particular de cogumelo é produto da erosão eólica há milhares de anos, carregada com areia e sal, além de mudanças térmicas extremas nessa área. Embora nas fotografias esta formação de pedra vulcânica possa parecer pequena, tem uma altura que atinge quase 5 metros!
7. LAGOA HEDIONDA
Muito perto da fronteira chilena (a maior parte dos passeios ao Salar de Uyuni partem de San Pedro de Atacama), encontramos esta lagoa com um nome muito particular. Estas águas salgadas e pouco profundas (uma média de apenas 30 cm) e sem um rio para drenar, têm todo o necessário para dar um cheiro característico. Na verdade, não o destacamos por isso, mas pela riqueza de sua fauna e pela paisagem avassaladora que a envolve. O percurso esconde meia dúzia de lagoas, todas de cores, tamanhos e peculiaridades diferentes.
*BÔNUS* CEMITÉRIO DO TREM
Foto: flickr / Mundo Sussa[/caption]
Bem na porta do Salar de Uyuni, este cemitério de trem transmite uma certa nostalgia. A cidade de Uyuni teve a primeira estação do país em uma longa estrada de ferro que ligava a Antofagasta no século XIX. A Guerra do Pacífico (1879-1883) e a consequente perda da saída para o mar da Bolívia, mudaram completamente o cenário geopolítico. Com isso, essa linha de trem, usada basicamente para transportar minerais, se deteriorou e foi finalmente abandonada. As grandes locomotivas a vapor e seus vagões enferrujados são testemunhas do passado próspero desta região.
Para terminar, neste vídeo divertido, onde você verá muitas destas maravilhas.
[banner name=”salar-de-uyuni”]